segunda-feira, 20 de setembro de 2010

São manchetes de jornais




Gerson Tavares



Resolvi nesta noite de domingo relacionar as manchetes dos jornais deste final de semana. Pensei nisto ao ler que Lula voltou a atacar a imprensa e tentando jogar a opinião pública contra a mídia, falou: “Nós somos a opinião pública”.

Depois dessa prova de descontrole do “pelego metalúrgico”, fui olhar bem o que a imprensa andou colocando em suas páginas. Vamos dar uma olhada nas manchetes: comecei pelo jornal “O Globo” de sábado: “Só agora o governo vai punir Erenice por não revelar bens”. “País tem pior evasão escolar do MERCOSUL”. Já a manchete de capa do jornal “O Globo” do domingo foi: “Denúncia aponta distribuição de propina no Palácio do Planalto”. Ainda falando do domingo e ainda no jornal “O Globo” encontramos: “Empresa de marido de Erenice favorecida”. “Dilma diz que desconhecia lobby e defende Erenice; Lula ataca imprensa”. “Somos a opinião pública”. No sábado a manchete principal da revista “Veja” foi: “Casa Civil abriga esquema de propina”. Já no jornal “Folha de São Paulo” você lia ontem: “Empresa ligada a marido de Erenice teve aval inédito” e logo a seguir: “Dilma diz que não sabia de esquema na Casa Civil”. No “Estado de São Paulo” estava: “Diretor de Operações dos Correios monta esquema no transporte aéreo”. Voltando ao “O Globo” de domingo encontramos ainda outras manchetes que falam muito bem como anda a política brasileira: “Lobby sem limites nos corredores de Brasília”, “Mensaleiros não desistem de disputar eleição”. Aliás, esta última manchete coloca os “safardanas que se utilizaram do mensalão para roubar o povo e ali todos fazem parte do grupo que apóia a segunda reeleição do Lula que está concorrendo desta vez com o codinome de Dilma para burlar a lei da reeleição.

Mas como nem só de manchetes vive a imprensa, os colunistas também estão falando e no jornal “O Globo”, João Ubaldo Ribeiro conta em sua crônica uma estória muito interessante: “Zecaminista fecha com Dilma!”. Lá na página 16 está o Elio Gaspari que fala sobre “Companheira Dilma, comissária Rousseff”.

Depois de tantas manchetes e todas envolvendo o partido e a candidata do Lula, porque continuarmos com essa enganação de eleição. Se nós estamos vivendo uma ditadura em relação aos desmandos que não podem ter punição por ordem do governo petista, seria mais honesto por parte do Lula falar que ele vai assumir a ditadura e ponto final. Se ele já acabou com as Forças Armadas, colocando em seu comando um pau mandado, para que enganar mais?

Por muito menos, em 1964 os militares tomaram o país, mas Lula sabe que hoje já não temos mais militares generais dispostos a acabar com esta bagunça generalizada. Afinal, quando eles, os militares, se deixam comandar por um “babaca” qualquer que nem sequer passou pelo serviço militar, cadê moral para gritar?

Nenhum comentário: