terça-feira, 6 de julho de 2010

Ibope é coisa de “grana”


Gerson Tavares

Já falei aqui que a pontuação na audiência das emissoras de rádio no Ibope depende muito da “grana”. Falando em política, nas pesquisas em eleições todo mundo sabe que muita gente quer votar no vencedor e se apontam o candidato “A” como o mais cotado, é nesse que ele vota. Eles pensam em “voto útil” e nem interessa quem é o “fulano”, porque querem votar no vencedor. Quando o Instituto Sensus, em pesquisa a pedido da CNI, colocou Dilma empatada com o José Serra a pouco mais de um mês atrás, houve uma interpelação do TSE e o Sensus ficou caladinho porque nada podia mostrar que comprovasse a “verdade” na pesquisa. Na semana passada pintou a pesquisa do Ibope, também pedida pela CNI e como a turma do Montenegro é “fera”, colocou a Dilma disparada na frente da pesquisa.

Lógico que coisa do Ibope eu sempre coloco “os dois pés atrás”. E neste sábado, chegou uma pesquisa do Datafolha que mostra que estou certo em colocar Sensus e Ibope na “berlinda”. A pesquisa mostra José Serra com 39%, Dilma com 38% e Marina Silva com 10%. Bem diferente do Ibope que colocava Dilma com 40% e Serra com 35% e a Marina, não tão “garfada”, aparecia com 9%.

E o Datafolha ainda mostra que a rejeição de José Serra caiu de 27% em maio para 24% agora. Pois bem, como só a campanha da Dilma estava nas ruas e com Lula investindo pesado em sua candidata e ainda, usando a máquina federal, carregando Dilma a tiracolo para todas as solenidades que até agora surgiram, daqui para frente, quando todas as campanhas estarão se movimentando, é que vamos ver “quem tem mais ovos para fazer omelete”.

E como o Lula, por força de “lei”, não vai poder participar dos debates e como a Dilma por falta de um melhor preparo não sabe falar, vamos ver até onde irão as mentiras das pesquisas. Sim, porque o Sensus até nem conheço e dele só sei que não é muito bem recomendado e não deve ter muito “jogo de cintura”, mas o Ibope do Carlos Augusto Montenegro, um “velho conhecido”, teria que “jogar pesado” se fosse cumprir com o compromisso de “criar” resultados. Mas por vias das dúvidas, logo no dia seguinte a publicação do Datafolha, o Ibope resolveu mudar sua pesquisa e colocou lá o resultado de uma “nova pesquisa”. Dez dias depois de divulgar pesquisa colocando Dilma com 5 pontos à frente de Serra, o Ibope resolveu quase “copiar” o resultado do Datafolha e cravou um empate e para não ficar mal, nem com os leitores e muito menos com a Dilma publicou: José Serra e Dilma Rousseff com 39% das intenções de votos. O Ibope também resolveu aliviar a Marina Silva e a colocou com os mesmos 10% que o Datafolha havia colocado na véspera.

Montenegro pode até ser negociante, mas não é burro.

Nenhum comentário: