segunda-feira, 31 de agosto de 2015

DEPOIS DO VAI E VEM,
DILMA FAZ O QUE DIZIA
QUE A OPOSIÇÃO IRIA FAZER

Gerson Tavares
 









O Palácio do Planalto anunciou na noite de “24 de agosto” o "adiantamento integral" junto com o mês de setembro, de 50% do 13º salário dos aposentados e pensionistas que recebem do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Os outros 50% serão pagos com o mês de novembro, como acontece normalmente. O 13º engloba 28,2 milhões de benefícios. Coloquei “entre aspas” a data de 24 de agosto, porque lembrei que exatamente há 61 anos morria Getúlio Vargas, o último presidente defensor do trabalhador e do aposentado. Quanto ao "adiantamento integral" também entres "aspas", é exatamente porque esse adiantamento será exatamente com um mês de atraso.

Mas voltando ao assunto 13º, o Ministério da Fazenda já havia discutido e acertado entre os “bandidos governantes”, a suspensão do adiantamento de 50% do benefício por falta de recursos em caixa. Claro que entre “entregar” o dinheiro do povo aos aposentados ou depositarem em suas contas bancárias particulares, esses “governantes no inferno” ficam sempre com a segunda opção. Aliás, a Dilma resolveu na quarta-feira passada "dar" uma "grana preta" para os parlamentares, na troca dos votos deles em defesa do governo. Para essa "negociata" não falta dinheiro.

E o objetivo desses “marginais da caneta” era pagar tudo somente na folha de novembro, mesmo assim por que a lei diz que dezembro é o último mês dessa atitude que para eles é absurda. Claro que a antecipação do benefício não é obrigatória, mas não podemos esquecer que ela já acontece há nove anos. Por tudo isso, a decisão de segurar o adiantamento causou polêmica e a “executiva dos capetas” se viu obrigada a rever sua posição.

O governo chegou a anunciar que os aposentados iriam receber 25% do adiantamento do 13º salário junto com o salário de setembro e os outros 25% junto com o salário de outubro, mas acabou recuando. Mas o que ninguém havia notado é que, até “nesse anúncio” a “quadrilha da Dilma" usou de má-fé. Eles diziam que o pagamento seria em setembro e em outubro, mas era uma tremenda “ursada” já que os pagamentos saem sempre no mês seguinte.

O Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical (Sindnapi) entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para obrigar o governo federal a antecipar a primeira parcela do 13º salário. Por lei, a primeira parcela tem de ser paga até 30 de novembro de cada ano. Mas claro que onde tem “Força Sindical” tem “truta”. A “Força” está sempre do lado daqueles que possam levar vantagens em tudo.

Mas o “desgoverno Dilma”, em 2015, devido ao fraco ritmo de atividade na economia, com queda da arrecadação e aumento nos roubos que a “quadrilha petista” efetua há mais de 12 anos, não conseguiu realizar a antecipação da primeira parcela do 13º salário dos aposentados e pensionistas na folha de agosto, que é paga no fim deste mês e início de setembro. Com isso, rompeu uma tradição que ocorria desde 2006.

Em 2014, 27,3 milhões de benefícios foram concedidos em todo o Brasil com a antecipação da primeira parcela do 13º. No ano passado, houve uma injeção extra na economia de R$ 13,6 bilhões nos meses de agosto e setembro com esses pagamentos. Neste ano, a estimativa do Ministério da Fazenda é que o impacto seja de cerca de R$ 15,9 bilhões, coisa que não é surpresa em um país onde a inflação está chegando ao salário do povo, subindo no dia a dia. Para atestar essa realidade dos dias de hoje, é só ir ao supermercado todos os dias.

E até parece que eles estão fazendo um “grande favor ao aposentado” quando eles frisam que na primeira parcela do 13º dos aposentados, não há desconto de Imposto de Renda. Eles esquecem que, de acordo com a legislação, o IR sobre o 13º só é cobrado em novembro e dezembro, quando é paga a segunda parcela da gratificação natalina.

Será que o povo não vai acordar? Será que ninguém consegue colocar na cabeça desse povão que esse “desgoverno petista” só está aí para roubar o Brasil? Acorda meu povo! O Brasil precisa levar para a cadeia essa “quadrilha” que tem seu covil, no Palácio do Planalto.

Ainda bem que agosto está acabando hoje. Afinal esse mês é o "mês do "cachorro louco". 


Nenhum comentário: