quarta-feira, 5 de agosto de 2015

A CORRUPÇÃO FAZ A UNIÃO 
parte 1

Gerson Tavares
 






“FHC afirma que escândalos começaram no governo Lula, a quem ele atribui responsabilidade política pela atual crise no Brasil”.

Essa declaração foi feita por Fernando Henrique em entrevista à revista alemã de economia Capital, quando o ex-presidente defendeu a presidente Dilma Rousseff, afirmando que ela não está envolvida no escândalo de corrupção na Petrobras.

Assim falou FH: "Não, não diretamente. Mas o partido dela, sim, claro. O tesoureiro está na cadeia". Essa afirmativa de FHC foi publicada, em alemão, na edição de sábado, 1 de agosto naquela revista europeia. "Eu a considero uma pessoa honrada, e eu não tenho nenhuma consideração por ódio na política, também não pelo ódio dentro do meu partido, [ódio] que se volta agora contra o PT".

Mas em compensação, Lula é atingido quase mortalmente por FHC, já que ele atribui ao ex-presidente Luiz Inácio toda a responsabilidade política pelo escândalo de corrupção na Petrobras. Diz ele: "Os escândalos começaram no governo dele, Tudo começou bem antes, em 2004, com o Lula, com o escândalo do mensalão".

Mas como sempre, a corrupção faz a união daqueles que estão no barco que se encontra à deriva, ao ser questionado se Lula estaria envolvido, FHC responde: "Não sei em que medida. Politicamente responsável ele é com certeza. Os escândalos começaram no governo dele".

Mas para que nada “respingue” em sua direção, FH, que é uma das principais lideranças do PSDB, afirmou que era impossível que Lula não soubesse do mensalão, mas deixou uma saída que coloca como o “pelego” em posição de defesa. Falou: "Para colocá-lo atrás das grades, é necessário haver algo muito concreto. Talvez ele tenha que depor como testemunha. Isso já seria suficientemente desmoralizante".

Assim sendo, Lula passa, segundo FHC, de chefe de quadrilha para um simples traído.



Nenhum comentário: