segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Frases da Semana

Frase I

Hoje resolvi pinçar um período de uma postagem no Facebook de um vereador da cidade de Taubaté, que fica à beira da Via Dutra a 134 quilômetros da capital paulista à caminho do Rio de Janeiro. Robson Lima, do PP de Taubaté, postou umas verdades que vamos analisar a seguir.

“Nesse momento estamos hospedados em hotel de 5 estrelas, com uma ‘big’ piscina e de frente para o mar. Tudo pago com dinheiro público. O povo me dá vida de príncipe”.



Essa postagem foi em uma lista criada para debater as eleições municipais do ano que vem e parece que Robson se “vangloria” de estar hospedado num hotel de luxo em Aracajú. Falou que leva vida de príncipe já por 15 anos e ele diz que tem a seu serviço dois motoristas, assessores, celulares, assessoria jurídica e gabinete com ar-condicionado. E tudo isso pago com o dinheiro do povo.

Lógico que teve muita gente da lista que ficou revoltada com aquele comentário, afinal, todos eles estão no mesmo barco, “roubando” o dinheiro do povo. E no facebook, também muita gente achou um despautério aquela atitude. Mas se acham que aquilo que ele falou é um disparate é porque não conhecem a fundo a realidade dessa política que hoje estamos vivendo. Classificaram a atitude do Robson de “escárnio” e o chamaram de “insolente”, de “representante da escória da política”, de “cara de pau” e alguns de “safado”.

Mas foi aí que o Robson Lima resolveu dar o troco e chamou a todos àqueles que o criticaram de “idiotas”. Disse que embora trabalhando, estava “passeando” pelo Nordeste para participar de um encontro de representantes do Legislativo, promovido pela Associação Brasileira de Escola Legislativa, numa ”mordomia” que o povo não sabe nem que existe.

E o vereador Robson Lima justifica sua atitude quando em entrevista a TV vanguarda, afiliada da Rede Globo, ao falar que engenheiros que são formados por Harvard, Yale e Michigan não desfrutam de tantas coisas como ele desfruta. Disse que o povo de Taubaté lhe dá todas essas honrarias e que são honrarias demais.

Mas o caso também teve repercussão na cidade de Taubaté e agora o Conselho de Ética da Câmara Municipal está analisando se ouve quebra de decoro parlamentar. Já se sabe que a viagem custou ao cofre municipal R$ 9.600, entre passagem hospedagem e inscrição para o congresso.

Mas mesmo não sabendo se foi gozação com o povo que paga, ou se foi um “surto” de honestidade de Robson, a Câmara quer puni-lo. Então pergunto: por que não aproveitar a oportunidade e não dar opinião para a Dilma, aos governadores dos estados, aos prefeitos de todos os municípios punirem também os “ladrões” que estão em todos os níveis de Casas Legislativas que existem, em todos os níveis de Governos Executivos e até em todos os níveis do Judiciário? Mas a verdade é uma só: “Isso nunca!” No Brasil de hoje, punir quem deve é crime, mas o Robson que resolveu em um momento de “arrependimento” falar que o povo está sendo roubado, este sim, é criminoso.

Mas já que é o Robson que está na “berlinda”, penso que, pelo menos, por delação premiada, ele deveria ser absolvido, afinal, ele só mostrou ali que ainda existe gente que se incomoda com seus próprios desmandos.

Que o STF use essa “confissão” para punir aqueles “bandidos” que estão metendo a mão no cofre da Nação.

Nenhum comentário: