terça-feira, 27 de setembro de 2011

“O problema da Justiça não é dinheiro, é apatia”




Mazloum: "É costume jogar a culpa nos outros"


“O problema da Justiça não é dinheiro, não é falta de juiz nem de servidor, não é reforma processual”. O problema, segundo Ali Mazloum, juiz há 20 anos, está na "apatia da toga". E ele explana muito bem o mal que assola a Justiça brasileira.

"O juiz, na primeira chance que tem de adiar, de empurrar a audiência, ele faz. Não muda a rotina dos processos porque não quer. Está acostumado a postular alterações legislativas, pedir mais orçamento, mais pessoal e instalação de mais varas. Grande equívoco.", diz Mazloum.

Ali Mazloum é titular da 7.ª Vara Criminal Federal em São Paulo. Sua rotina são ações sobre crimes tributários, fraudes no INSS, tráfico internacional, descaminho, moeda falsa, roubo contra prédios federais.

E a sua pregação vai na contramão dos argumentos da classe à qual pertence de que o Judiciário precisa de mais verbas, retoques profundos dos códigos, novas comarcas. "Grandes reformas legislativas? Nada disso é preciso. Mais recursos, mais funcionários? Tudo desnecessário. Quando o Judiciário diz que precisa de mais dinheiro e mais leis, ele está jogando a culpa no Executivo. É uma estratégia equivocada”.

A verdade às vezes dói.

Nenhum comentário: