terça-feira, 20 de setembro de 2011

Ela sabe o que está falando



Gerson Tavares


Foi dando posse ao novo ministro do Turismo que a presidente Dilma andou falando algumas verdades. Em uma cerimônia onde a imprensa não teve acesso, também faltou quorum, já que nem a turma do PMDB, partido que é dono da Pasta, compareceu. Só dois caciques do partidão, que eram José Sarney, o senador que dá as cartas no Turismo e que é o padrinho do deputado maranhense Gastão Vieira, e o também “safardana” e senador Renan Calheiros, compareceram.

Além desses caciques, estavam lá os deputados do PMDB, Renan Filho, lógico, que a comando do pai, e Maninha Raupp. Nem o líder do partido na Câmara, Henrique Eduardo Alves, do PMDB do Rio Grande do Norte, teve coragem de dar as caras.

Mas a Dilma não deixou passar a oportunidade para um bom discurso e soltou o verbo: “É com políticos e com partidos políticos, com técnicos e com especialistas que se governa um país tão complexo como o nosso Brasil. a política bem exercida é uma atividade nobre e imprescindível à sociedade democrática”.

Falou bonito a presidente Dilma. Tudo isso é verdade se não houvesse um porem. Com que políticos e com que partidos políticos? Até agora, a começar por ela, este governo não apresentou um só político e sim um bando de politiqueiros. Este governo que ainda não tem nove meses de vida já perdeu quatro ministros por corrupção e em cada vez que sai um ministro, ele sai cercado por uma quadrilha. Os partidos políticos no Brasil foram transformados em verdadeiras máfias e tenho certeza que o velho Al Capone não teria vez perto de um José Sarney e muitos outros mafiosos que estão por aí escondidos na política.

Mas a Dilma falou que o Brasil é muito complexo, mas me parece que o que falta hoje é, pessoas preparadas para ser governo já que o PT sempre se preparou para ser uma oposição baderneira. E se a política bem exercida é uma atividade nobre e imprescindível à sociedade democrática, como ela diz, é uma pena que a Dilma saiba da necessidade de se exercer essa política, mas não tenha se preparado para a democracia.

Dilma, numa democracia os cidadãos não têm apenas direitos, têm o dever de participar no sistema político que, por seu lado, tem a obrigação de proteger os seus direitos e as suas liberdades. E no Brasil o cidadão comum não tem seus direitos e aqueles que deveriam ser os exemplos e que se acham superiores, não cumprem com os seus deveres. Isto é o que você diz ser democracia?

Não é essa a democracia que eu quero para o meu País.

Um comentário:

João Carlos Machado disse...

Mas para essa turma que está no governo, quanto mais complexo melhor, porque fica também mais fácil de roubar.

João Carlos Machado
Santo André