Vão meter a Mão

Gerson Tavares
No ano de 2007 o Rio de janeiro sediou o Torneio Panamericano e depois que tudo acabou o carioca ficou com a promessa do “legado”. Enquanto tudo ainda eram obras, os políticos falavam que todo o legado do Pan seria para o carioca, mas quando o evento terminou o legado não existia. Para não dizer que não deixaram nada para o povo, ficou a Vila Panamericana, só que todos que resolveram comprar os apartamentos durante a obra, estão até hoje na Justiça, muitos para receberem de volta o dinheiro investido e outros lutando para morar na “Vila”.
Agora começa tudo de novo. Muitos investimentos para a Copa do Mundo de 2014 e para as Olimpíadas de 2016. No comando estão quase que só os mesmos figurões. O ministro do Esporte ainda é o “cantor das multidões”, quer dizer, o Orlando Silva, o governador é o Sérgio Cabral, que não é o pai e a camarilha é quase que a mesma, tendo de novo só o Eduardo Paes, mas como ele é o “eco” do Cabral, nem conta.
O cenário não está pronto para o espetáculo e assim temos que fazer muitas obras. Aliás, obras que já deveriam ter começado, mas por conveniência, continuam na estaca zero. E quando se fala em “estaca zero” a gente pode falar do Maracanã. Até agora, tudo que foi prometido à FIFA no organograma para a Copa, nem passou ainda pelo crivo de projeto.
Mas para tentar calar a FIFA, o governo já deu à entidade do futebol mundial a isenção de impostos. A CBF em boa hora pediu e governo zerou os impostos e nem um centavo será recolhido aos cofres públicos de tudo que for faturado na Copa 2014. Enquanto isso os estádios não tem data para começo de obras. Mas é aí que acontece a grande jogada, porque quanto mais tenham que correr com as obras para cumprir dia de entrega dos estádios, mais cara fica a obra. Assim sendo muito mais dinheiro irá parar nas contas dos organizadores, ministro, governadores, prefeitos e outros “safardanas”.
Tudo de errado que foi feito em 2007 pela “quadrilha”, não deu em nada, ninguém foi preso. Já que 2007 serviu como experiência e deu certo, agora eles irão repetir o “roubo” e tudo vai ficar com antes.
Um comentário:
O Brasil deveria pensar melhor em seu povo. Não serão Copa do Mundo nem Olimpiadas que vão dar a população brasileira uma vida mais tranquila. Antes de qualquer coisa, precisamos de governantes honestos, precisamos de Sáúde, Segurança, Educação. O futebol, no momento, só está mostrando a juventude, que o êxito é para os 'marginais'. É só ver o exemplo que Adriano e Wagner Love dão, com suas incurssões pelo mundo do crime. Sim, porque quem anda com 'bandidos', "bandido' é. E aí vem a presidente do Flamengo e diz que vai punir um atleta com multa. Pelo amor de Deus. Ela teria que ter vergonha de em um país onde aposentados estão morrendo à mingua com vencimentos de miséria, falar o quanto ganha o Adriano.
É uma afronta à população de um país que por não ter Educação, vende seu voto por qualquer bolsa família.
É muito fácil governar um país assim. O governo dá o circo, mas esquece do pão.
O Brasil precisa acordar.
Joanna Vargas
Florianópólis - SC
Postar um comentário