segunda-feira, 17 de maio de 2010


Doe sangue e salve vidas
Rua Frei Caneca, 8 – Centro
Rio de Janeiro
Tel 21 22999442

17 de maio de 2010, segunda-feira.

Dia Internacional das Telecomunicações

Começamos a história das telecomunicações em 1667, quando surgiu o primeiro telefone de cordel. Baseado no fato de que o som das palavras é o resultado de vibrações do ar que passa pelas cordas vocais e pela boca, o físico inglês Robert Hooke entendeu que era possível transmitir sons através de um barbante que tivesse em cada ponta uma latinha fechada por uma membrana de pergaminho ou papel fino. Funcionava, é claro, por curtas distâncias. Hoje, o limite é infinito.

*Foi num dia como hoje, no ano de 1932 que o governo brasileiro regulamentou o trabalho feminino. Ficou estabelecido que as mulheres deveriam ter licença um mês antes e um mês depois da gestação.

*No ano de 1968 o jornalista brasileiro José Hamilton Ribeiro, que cobria a Guerra do Vietnã, teve a perna esquerda mutilada por uma mina terrestre.

*Em 1983, Líbano e Israel assinaram um acordo de paz. Israel se comprometeu a retirar suas tropas da nação vizinha.

*No ano de 1985 a explosão de uma mina em Yubari, no Japão, matou 62 trabalhadores.

*Em 1993 o Caminho de Santiago é declarado patrimônio cultural europeu pelos ministros da Cultura da União Européia.

*E no ano de 2008 morre aos 91 anos a memorialista, romancista e fotógrafa Zélia Gattai, no Hospital da Bahia, em Salvador, vítima de uma parada cardiorrespiratória. Zélia era viúva do também escritor Jorge Amado.

Nenhum comentário: