quinta-feira, 20 de maio de 2010

Aposentado, o “paria” brasileiro




Gerson Tavares



No dia 10 de maio eu escrevi sobre a situação do aposentado brasileiro, e terminei a crônica exatamente usando esta frase; “Aposentado brasileiro, o ‘paria’ brasileiro”. Hoje, dez dias depois volto ao assunto “aposentado” porque tanta coisa está acontecendo neste país, que a revolta está tomando conta de todo e qualquer cidadão de bem.

E vamos enumerar quais as coisas que estão causando tanta revolta. Deixando os acontecimentos escandalosos de distribuição de dinheiro aqui dentro do Brasil, vamos começar a falar sobre o dinheiro que estamos distribuindo para ajudar aos povos lá de fora. Na terça-feira foi aprovada no Congresso a ajuda ao Haiti, ajuda que o Lula já entregou há muito tempo. Sempre que um país está com alguma dificuldade o primeiro governante a mandar colocar dinheiro à disposição e o do Lula. Agora mesmo estamos entregando dinheiro ao FMI para “salvar” a Grécia. E assim vai o Brasil mostrando ao mundo que está de “caixa” cheia.

Aqui dentro Lula foi criando “bolsas” para trocar por votos. “Bolsa Família” se fosse uma coisa honesta, até que eu aplaudiria, mas pelo que já tomei conhecimento, existem famílias que recebem varias “bolsas”. Aqui mesmo, na Costa Verde do Rio de Janeiro, existe uma família, que por ter amizade com o ex-prefeito recebe duas “bolsas” pela prefeitura de Mangaratiba e quando aquele político venceu para prefeito de Itaguaí, a família conseguiu mais uma neste município.

Este é só um exemplo de muitos que existem neste projeto que serve como “moeda de troca” por votos. Depois outras “bolsas” foram sendo criadas, todas com a mesma finalidade até chegar a “Bolsa Ditadura”. Segundo o Lula, esta “bolsa” foi instituída para o país render homenagem aos verdadeiros heróis brasileiros. Isto ele falou sem ficar vermelho de vergonha e para piorar, ele é um desses heróis de “meia tigela”.

Mas como as “barbaridades” desse governo de “pilantras” não tem limites, agora Lula resolveu instituir a “Bolsa Copa”. Neste projeto Lula vai dar dinheiro para os jogadores que foram campeões do mundo em 1958, 1962 e 1970, ou aos seus beneficiários, no caso de já ser falecido.

Isto é a maior afronta que o trabalhador já sofreu. Enquanto ele trabalha de sol a sol para receber salário mínimo, o jogador de futebol recebe salário de “nababo”, com todas as mordomias possíveis e imagináveis. Se os jogadores são convocados para a seleção continuam ganhando salário do clube e se vencem os jogos ganham gratificações e mais gratificações. Todos que foram para as Copas e voltaram vencedores, acertaram na loteria e se hoje não estão em boas condições financeiras, a culpa é exclusivamente deles.

Não é justa esta “Bolsa Copa” assim como a “Bolsa Ditadura” e tantas outras que este governo tem como “carro chefe” e nós, cidadãos que pagamos a Previdência para termos no futuro um “salário digno”, termos que brigar por um aumento mais ou menos justo.

Este governo é, sem sombra de dúvidas, o pior governo de nossa República.

Nenhum comentário: