sexta-feira, 29 de agosto de 2008



Na posse de Juca, Lula elogia Gil e ironiza filiação partidária do ex-ministro




Lula cumprimenta Juca e é aplaudido por Gil e pela “mãe” Dilma


BRASÍLIA – Juca Ferreira é o novo ministro da Cultura, em substituição ao ex-chefe Gil. Ele foi empossado no cargo ontem por Lula em cerimônia no Palácio do Planalto. Sociólogo, Juca Ferreira foi secretário-executivo da pasta na gestão de Gilberto Gil, que deixou o cargo em julho.

Lula, muito bem humorado e informal, iniciou a solenidade quebrando o protocolo do Palácio do Planalto, que não permite discursos de ministros, sejam antecessores ou sucessores, nas cerimônias de posse, mas Gilberto Gil foi liberado por Lula.

Já em seu discurso, o presidente afirmou que considera “gratificante” a parceria com Gilberto Gil no governo e reconheceu que fez o convite em uma tentativa de atrair o PV para a base aliada. Disse Lula: “Qual não foi minha surpresa quando descobri que o Gil não era militante do PV coisa nenhuma. É um grande artista e um grande ambientalista. Mas o Gil não precisa representar partido nenhum”. E ainda falou: “Imagina se eu exigisse que o Chico Buarque entrasse no meu partido? Certamente, ficaria mais chato. Imagina se o Caetano entrasse para o PSDB? Certamente, ficaria mais chato”. Essa brincadeirinha de Lula, arrancou muitos risos dos convidados, que não perdem momento algum para agradar ao chefe.

Nenhum comentário: