terça-feira, 26 de agosto de 2008

BRASIL

Reitor da Unifesp entrega carta-renúncia ao
ministro da Educação




Ulysses Fagundes Neto é só mais um corrupto



BRASÍLIA – Mais um que cai. Desta vez foi o reitor da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), Ulysses Fagundes Neto, que entregou no final da tarde de ontem sua carta-renúncia. A carta foi entregue ao ministro da Educação, Fernando Haddad, aos membros do Conselho Universitário e à comunidade da universidade. O vice-reitor da universidade, Sérgio Tufik, responderá interinamente pela gestão da universidade e terá 60 dias para efetivar o processo de escolha do novo reitor.

Ficou constatado pela equipe de inspeção do TCU (Tribunal de Contas da União), que Ulysses Fagundes Neto usou irregularmente recursos do Estado para pagamento de itens de consumo de luxo, cometeu desvio de finalidade, burla ao regime de dedicação exclusiva, realizou viagens não autorizadas ou com prazo superior ao estritamente necessário. Os fiscais propõem a devolução de R$ 229.550,06 aos cofres públicos.

A entrega da carta-renúncia foi antecipada em dois dias, já que ontem o reitor havia decidido que só renunciaria na próxima quarta-feira, quando acontece uma reunião às 8 horas no anfiteatro Leitão da Cunha, no campus da Unifesp na Vila Mariana, zona sul de São Paulo.

A renúncia na Unifesp é a segunda baixa entre reitores flagrados usando irregularmente cartões de crédito corporativos. A primeira abateu o reitor da UnB (Universidade de Brasília), Timothy Mulholand, no dia 14 de abril.

Em um país onde até a educação está contaminada, o que esperar do futuro.

Nenhum comentário: