sexta-feira, 7 de setembro de 2012


Independência... Será?




Foi no dia 7 de setembro de 1822 que D.Pedro fez uma declaração oficial de independência do Brasil, querendo mostrar que havia entre ele e os brasileiros, uma mesma vontade, que era fazer deste torrão uma grande nação.

Nos meses seguintes, os brasileiros venceram facilmente o ataque das tropas portuguesas, e para tanto, recebeu o apoio dos ingleses. Em pouco tempo, vários países da América, que já haviam se libertado do domínio europeu, apoiaram oficialmente a independência brasileira. D.Pedro tornou-se o primeiro imperador do Brasil, com o título de D.Pedro I.

E o tempo foi passando e o Brasil deixou de ser dependente de Portugal para com o correr dos anos passar a ser dependente de vários outros países. Mas isso não foi o pior, porque logo a seguir começou a sofrer aqui, dentro do seu próprio território a dependência dos políticos que estavam sitiando o solo pátrio.

E hoje, 190 anos após, sentido que essa dependência que vivemos todos esses anos, com bandidos travestidos de políticos que estão aí roubando o povo sem a menor vergonha, está nos levando a sermos muito mais dependentes que em qualquer época nesses quase 200 anos.

Este não é o Brasil independente que D.Pedro tanto pensou. Este é o Brasil mais espoliado que o brasileiro já viu. 

Nenhum comentário: