quinta-feira, 5 de março de 2015

SENADOR NÃO PODE TER PREJUIZO

Gerson Tavares
 








A invasão de terra sempre foi a principal bandeira dessa turma da esquerda, afinal, eles tinham certos os pontos para servirem de terras que deveriam ser logo vendidas para outros latifundiários. Mas o tempo passou e hoje já não são só aqueles que tremulam “bandeira diferente” que estão sendo atingidos pelo MST.

Foi então que o ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, resolveu falar ontem, dia 3, que o governo está em busca de uma "saída negociada" para que haja a desocupação de uma fazenda em Goiás, exatamente a “Santa Mônica”, que é de propriedade do senador Eunício Oliveira, que faz parte do PMDB cearense e só por acaso tem fazenda em Goiás. Essa fazenda foi invadida no final de agosto pelo "Movimento dos Trabalhadores Sem Terra" e ontem, os trabalhadores invadiram de vez, chegando assim a ocupar a sede da fazenda.

E depois de lembrar que já há ordem judicial para a desocupação do local, Mercadante falou que o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, está pronto para negociar, afinal, quando se fala em negociar, eles pensam logo em “negociata”, esse assunto que é matéria de primeira linha do governo petista. Então Mercadante garantiu que Ananias iria ainda ontem buscar interlocução para tentar encontrar uma saída.

Ecomo falei em “negociata”, Patrus iria oferecer aos invasores do MST uma área do INCRA, a 30 km da fazenda, onde pode ser feito um "assentamento provisório com todas as condições básicas". E o Mercadante já garante que este assentamento provisório será transformado em “definitivo” para as famílias que estão cadastradas nesta ocupação. E disse: "Esta nos parece uma saída possível, onde o MDA tem protagonismo". Acrescentou ainda que a decisão de Justiça tem de ser cumprida para desocupar a fazenda porque isso "não deve mais ser prorrogado, já que todas as instâncias estão esgotadas".

E sem pensar naquilo que poderia ser interpretado pelos adversários Mercadante colocou: "Nós estamos nos empenhando" falou assim para mostrar que a fazenda, que foi invadida em agosto do ano passado, em plena campanha eleitoral, "é pioneira na produção de soja no cerrado, tem criação de gado e um volume grande de produção de milho e soja, ou seja, é uma fazenda dinâmica".

Mas não podemos deixar de dizer que na segunda-feira, dia 2, o senador Eunício Oliveira participou do jantar da presidente Dilma Rousseff com lideranças do PMDB. Os ministros Mercadante e Patrus foram encarregados pela presidente de negociar com os Sem Terra a desocupação da propriedade.


“Aos amigos tudo, ao inimigo nem a lei”.


Nenhum comentário: