quinta-feira, 26 de março de 2015

CAÇAS AINDA ESTÃO SOB SUSPEITA

Gerson Tavares







"Sob suspeita" é uma colocação que encontramos em todas as atitudes que são expostas pelo governo petista, desde que o Lula assumiu em 2003. Pois não é que, depois de tanto tempo, a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado aprovou um convite para que o ex-ministro da Defesa, Nelson Jobim, fale sobre o processo para compra dos novos caças para a Força Aérea Brasileira. Mas como é um assunto que envolve muitos interesses, acompanhando o assunto como um dos interessados, o presidente da Câmara, Michel Temer, que é do PMDB paulista, falou esperar que o Conselho de Defesa Nacional seja convocado pelo presidente Luiz Inácio para discutir o tema. 

Não podemos esquecer que o Lula é um dos interessados neste assunto de “compra de aviões” e até se mostrou conhecedor do assunto quando foi contra a opinião dos pilotos brasileiros em relação aos benefícios que aquele ou outro equipamento poderia trazer para a segurança de voo. 

Como o Lula faz parte do Conselho de Defesa Nacional, ele sempre coloca sua posição em destaque. O Conselho ainda é formado pelos presidentes da Câmara e do Senado e pelo vice-presidente da República. Foi aí que o Temer falou: “Espero ser convocado e lá no conselho possamos discutir”. Mas como tudo tem que correr junto, lado a lado, o convite a Jobim para falar no Senado se estende também a outro tema polêmico, que foi a criação de uma comissão de verdade para debater crimes praticados durante a ditadura militar. Não podemos esquecer que o Jobim foi o responsável por um pedido que retirou do decreto que prevê a criação de um grupo de trabalho para debater o tema “repressão”. Além do ex-ministro da Defesa, a comissão aprovou a presença do ministro Paulo Vannuchi, dos Direitos Humanos, para debater o tema. Vannuchi comandou as discussões que levaram ao Programa Nacional de Direitos Humanos.

Agora eu pergunto: “Será que essa convocação não tem como razão manter a grana daquela comissão que só serve para dar grana a uma turma que tem que continuar a ‘mamar nas tetas’ do Brasil?”. Para faturar algum sempre tem uma armação.


Nenhum comentário: