quarta-feira, 4 de junho de 2014

Aí tem ‘truta’!



GOVERNISTAS TENTAM IMPOR

RITMO LENTO NA CPI MISTA

Gerson Tavares







Quando a CPI Mista da Petrobrás foi entregue nas mãos dos governistas, eu já imaginava o que estava para acontecer. E agora já sabemos que a 'comissão misturada' vai atuar no mesmo ritmo da investigação aberta só no Senado. Se tudo acontecer como dizem os aliados da presidente Dilma Rousseff e que vão comandar a comissão instalada na quarta-feira da semana passada, vamos ter uma ‘comissão’ que nada irá fazer para punir.

Mas, por sua vez, a oposição vai tratar de defender o encerramento da comissão exclusiva dos senadores e dar prioridade à apuração com os deputados. O pré-candidato do PSDB ao Planalto, senador Aécio Neves, aproveitou uma brecha regimental para participar da sessão e defendeu a convocação de ex-diretores da estatal e do doleiro Alberto Youssef.

A primeira ação da base aliada foi deixar para depois a análise dos primeiros requerimentos dos parlamentares. Só a oposição apresentou mais de 500 em três horas de sessão e, por ora, se contentou com o apoio de parte dos deputados da base, aqueles que estão insatisfeitos com o governo, os adversários de Dilma somaram 10 votos na disputa pela presidência da CPI.

Como esperado, o senador Vital do Rêgo, do PMDB da Paraíba, obteve a maioria dos votos e vai comandar a CPI mista, ele que já é presidente da comissão exclusiva do Senado, na qual a estratégia da base é evitar quebras de sigilo e fazer convocações de baixo risco para o governo e para a atual gestão da Petrobrás.

E como a Dilma não joga para perder, para a relatoria foi escolhido o ex-presidente da Câmara Marco Maia, do PT do Rio Grande do Sul. Ele alegou falta de tempo para elaboração de um plano de trabalho e agendou uma reunião para quase uma semana depois. O deputado disse ser um “erro” acelerar as investigações. “Esta CPI tem que se pautar pela investigação, ser a mais técnica possível, buscar todas as informações. Não pode servir única e exclusivamente de palanque eleitoral para A ou para B”.


Será que ele quer dizer que não está trabalhando para a campanha da Dilma? Só ela tem interesse que a comissão demore com as investigações. Sim, porque “com as eleições batendo à porta e a Dilma sendo indicada como ‘chefe da quadrilha’ é flórida!”.

Nenhum comentário: