segunda-feira, 2 de junho de 2014

A politicagem entra em ação.



HADDAD JÁ ESTÁ PREPARADO

PARA DAR O GOLPE

Gerson Tavares









Quando o ministro da Educação, aquele que conseguiu ‘bagunçar’ o Enem durante a sua gestão, Fernando Haddad, que filiado ao PT, conseguiu se eleger prefeito de São Paulo, coisa que não é difícil para aqueles que só fazem ‘sacanagem’ como o povo, haja vista que o Paulo Maluf já esteve no cargo, mas voltando a Haddad, ele agora negocia com o governo federal a construção de moradias populares no terreno onde o Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto, mais conhecidos pela ‘sopa de letrinha’, MTST, promove, desde o início do mês de maio, a ocupação ‘Copa do Povo’, que fica mais ou menos a quatro quilômetros da Arena Corinthians, na zona leste da capital.

Assim como a Arena Amazônia vai virar presídio, com a emenda do Haddad, será permitido que a área de 150 mil m² seja classificada como uma Zona Especial de Interesse Social, que como sempre recebe uma sigla e desta vez é ‘Zeis’, e assim sendo, deverá ser entregue pelo Executivo aos vereadores esta semana.

Na quarta-feira da semana passada, cerca de três mil e quinhentos ‘sem-teto’ protestaram na frente do prédio da Câmara Municipal, no centro, para exigir dos parlamentares a aprovação da emenda. A entidade também pressionou pela votação definitiva do novo Plano Diretor.

"Nós queremos uma data para essa votação e também para a apresentação da emenda. Nada fora disso", esta foi a ‘ordem’ do coordenador do MTST, Guilherme Boulos, que foi recebido pela Presidência da Casa.

Ao mesmo tempo em que exige a desapropriação do terreno da zona leste, que é particular, Boulos trabalha para que a área seja considerada apta a receber empreendimentos do programa Minha Casa Minha Vida Entidades e o pedido foi feito pessoalmente à presidente Dilma Rousseff. Nesse modelo, os próprios movimentos de moradia 'comandarão' a obra, a partir de repasses federais. Claro que todos estão com a frase 'levar vantagem' na cabeça e assim sendo, os associados mais assíduos, que frequentam reuniões e participam de manifestações, ganham preferência na hora do sorteio.

E a base aliada do prefeito Haddad confirma apenas que estuda a possibilidade de atender a mais essa demanda do MTST, que na primeira votação do plano, o movimento conseguiu reservar 30% de um terreno na zona sul para a construção de habitação social. Porém, a emenda é dada como certa e a dúvida diz respeito apenas ao porcentual do terreno que será considerado de interesse social.

E a coisa está tão adiantada que para obter o apoio da base e garantir a aprovação em plenário, a gestão Haddad já está propensa a ceder a outros interesses, desta vez de vereadores. Muitos exigem do relator do projeto, Nabil Bonduki, que também é do PT, a criação de Zeis em seus redutos eleitorais, além da garantia de reserva de terrenos para creches e unidades de saúde. Só que diante de tantas demandas, o petista já afirmou que apresentará um texto substitutivo.

Só que o presidente da Comissão de Política Urbana, o vereador Andrea Matarazzo, que é do PSDB, já afirmou que o governo terá dificuldades em aprovar a emenda. "Não se pode mudar o texto a toda hora de acordo com pressões de determinados grupos".

Mas de uma coisa eu tenho certeza: “Este programa ‘Minha Casa Minha Vida Entidades’ é um novo modelo de ‘roubar dinheiro do povo’. Se o dinheiro vai ser controlado pelos próprios ‘caras’ que estão no comando da ‘sacanagem’, não tenho dúvidas que os repasses federais serão desviados para contas de ‘novos bandidos’. Tanto que são esses ‘sacanas’ que terão prioridade para receber as primeiras casas”.


Claro que só as casas dos “bandidos’ serão construídas.     

Nenhum comentário: