sexta-feira, 11 de junho de 2010


Doe sangue e salve vidas
Rua Frei Caneca, 8 – Centro
Rio de Janeiro
Tel 21 22999442

11 de junho de 2010, sexta-feira.

Dia da Marinha Brasileira

Marinha do Brasil tem uma organização clássica baseada na Marinha dos EUA e com a experiência européia, com uma burocracia estatal interna herdada das tradições ibéricas. Ou seja, uma organização burocratizada e lenta, com grande desperdício de recursos e nenhum objetivo geopolítico próprio. Sua esquadra estava organizada em forças básicas, com característica de operação por tipo e unidade de navio e por seu perfil de emprego. Assim, haviam as Forças de Contratorpedeiro, de Fragatas, de Apoio, Submarinos, etc.

*Foi num dia como hoje que no ano de 1865 travou-se no rio Paraná a batalha do Riachuelo, em que a esquadra brasileira, comandada por Francisco Manuel Barroso da Silva, futuro barão do Amazonas, aniquilou a paraguaia, comandada por Pedro Inacio Meza. A vitória do Riachuelo teve notável influência nos rumos da guerra: impediu a invasão da província argentina de Entre Ríos e cortou a marcha, até então triunfante, de López.

*No ano de 1970 o embaixador da Alemanha no Brasil, Ehrenfriend von Holleben, é sequestrado no Rio de Janeiro por militantes da Vanguarda Popular Revolucionária (VPR) e da Aliança Libertadora Nacional (ALN).

*Em 1974, João Havelange, presidente da Confederação Brasileira de Desportos, venceu as eleições para a presidência da Fifa. Ele ficou no poder por 22 anos.

*No ano de 1984 morria Enrico Berlinguer, ex-presidente do Partido Comunista italiano e um dos mais importantes líderes políticos da Itália no século 20. Durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), Berlinguer foi preso por participar de manifestações anti-facistas.

*E no ano de 1998 pesquisadores revelaram que defensores do apartheid na África do Sul pretendiam envenenar o líder negro Nélson Mandela.

Nenhum comentário: