quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Grande Otelo 16 anos de
uma grande saudade




Com mais de 100 filmes no currículo, Grande Otelo (1915-1993) é um dos atores mais queridos do Brasil. Ele se dedicou ao teatro, ao circo e à música popular. Em novembro de 2008 completam-se 15 anos da morte do artista.Grande Otelo ganhou seus primeiros papéis importantes na produtora Atlântida. Sebastião foi primeiro nome do ator, antes de virar Pequeno Otelo e, depois, Grande Otelo.

Grande Otelo começou a atuar como artista de circo na infância, quando fugiu de casa. “Ai, que preguiça...” foi a primeira frase do personagem de Grande Otelo no filme “Macunaíma”, de Joaquim Pedro de Andrade.

”Negrinho do Pastoreio” e “Macunaíma” são filmes em que Grande Otelo interpreta o papel-título. Oscarito foi o comediante parceiro de Grande Otelo em “Aviso aos Navegantes” e “Carnaval no Fogo”. Neste filme, ambos fazem uma paródia antológica de Romeu e Julieta.

O último trabalho de Grande Otelo no teatro foi num espetáculo com elenco formado só por negros, no ano de 1989. Eram vinte e oito, entre atores, cantores e músicos. “Oh! Que delícia de negras”. Texto e música de Nei Lopes e Cláudia Jorge.

Nenhum comentário: