quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Corrupção está gravemente
disseminada na América Latina

Enquanto Lula dorme,
a corrupção cresce

É triste, mas é uma verdade. A corrupção está “gravemente disseminada” na maioria dos países da América Latina como reflexo de instituições fracas, práticas de governabilidade deficientes e ingerência excessiva de interesses privados, disse nesta terça-feira a Transparência Internacional.

Dos 31 países americanos incluídos em um levantamento, 10 tiveram uma pontuação superior a cinco, enquanto os outros 21 receberam nota abaixo desta média, “o que demonstra um sério problema de corrupção”.

O índice, realizado por meio de diversas pesquisas, tem uma escala de zero a 10, e as pontuações menores indicam níveis elevados de corrupção.

Entre as nações latino-americanas, Chile (6,7 pontos), Uruguai (6,7) e Costa Rica (5,3) foram os únicos incluídos no grupo com pontuação maior a cinco. Entre os países que não superaram a pontuação média estão Brasil (3,7 pontos), Colômbia (3,7), Peru (3,7) e México (3,3), que têm algumas das maiores economias da região e “foram abalados por escândalos sobre impunidade, pagamentos irregulares e corrupção política”.

O Brasil é realmente um digno representante do “Paraíso dos ladrões”.

Nenhum comentário: