segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Feijoada completa

Gerson Tavares

Sexta-feira agora já é se transformou no “dia do Zé Doidão”. E para encontrar o Zé, só indo ao Lote XV, lá em Caxias ou então indo ao “Bar do Domingos”, na Rua do Acre, na sexta-feira.

E como ninguém é de ferro, nesta sexta-feira não passei sem aquela feijoada famosa. Por volta do meio dia cheguei e lá, já estava a minha espera, o meu amigo de sempre, “Zé Doidão”. Sentamos naquela mesa lá do canto e pedimos aquela “loura gelada” e duas feijoadas. Enquanto o feijão não chegava, ficamos curtimos aquele torresmo, a cerveja super gelada e de ouvidos bem abertos, comecei a ouvir as histórias do Zé.

E o assunto da semana não poderia ser outro a não ser o “apagão do Lula”. Aliás, como o Zé Doidão falou, o “apagão que pode apagar com a campanha da Dilma”. Mas logo os “feijoeiros”, que é como o Zé chama aqueles “comedores” de feijoada de toda sexta-feira, já estavam ligados na história do “apagão” que só o Zé sabe contar.

O “prefeito” do Lote XV começou a falar sobre a falta de sintonia dos “entendidos” do governo em energia. O ministro de Minas e Energia, o Edison Lobão falou na quinta que o assunto “apagão estava superado”. A ministra de Minas e Energia “titular”, a Dilma Rousseff falou que “nós não estamos livres de blecautes”. E Dilma foi mais longe quando se dirigiu a uma jornalista e falou: “Você está confundindo duas coisas. Uma coisa é blecaute. Ninguém pode prometer que um sistema... nós trabalhamos num sistema de transmissão de milhares de quilômetros de rede... não tenha interrupções, ninguém promete que não vai ter. O que nós prometemos é que não terá nesse país racionamento. Racionamento é barbeiragem”. Mas na sexta-feira Lula desmentiu todo mundo e falou que o governo irá investigar para saber quem errou.

O Zé disse que já tem petista sumido de Brasília para evitar sobrar para ele o peso do erro. Como disse o “Doidão”, quem manda no negócio é a Dilma, quem nomeia é o Sarney, mas na hora de pagar pelos erros, vai pagar o “Zé da couves”.

Foi aí que o “Zé Doidão” levantou uma grande dúvida em todos que estavam no bar. Se há duas semanas atrás, ela falou que o Brasil estava à salvo de um novo apagão como aquele que aconteceu em 2001, como agora ela diz que estamos correndo perigo de ficar no escuro? E o Zé colocou na balança as declarações da Dilma: ou ela é uma mentirosa cara-de-pau, ou então ela não sabe de nada do assunto. Foi aí que lá da mesa perto da porta um senhor levantou e disse: “As duas coisas. Não esqueça que ela é petista e parceira de Lula”.

Foi quando uma senhora que estava na mesa do lado pediu a palavra e soltou a bomba: “Se existe culpados deste ‘agagão’, pode colocar ai o Lula, a Dilma e toda essa turma que está lutando para garantir o novo mandato. Se o governo tinha mais de sete bilhões de reais para gastar em energia no ano de 2009 e só gastou pouco mais de dois bilhões e meio, garanto que a ‘grana’ foi parar nos PACs da vida”.

Depois dessa, pagamos a conta, nos despedimos e saímos de alma lavada. Pelo menos ali, no “bar do Domingos”, tem gente politizada.

E vimos renascer a certeza que este Brasil ainda tem jeito.

4 comentários:

Anônimo disse...

O Brasil tem jeito. Quem não tem jeito é o petista.


Valter Longo

Pompeia -SP

Anônimo disse...

Se esse apagão não render para tirar a força do Lula, é porque esse povo merece o governo que está ai.


Jovelina Gonçalves Dutra


Salvador - Bahia

Anônimo disse...

Vamos ver até onde vai essa de falarem que a aceitação do Lula está em alta.



Luiz Carlos Lemos


Barra da Tijuca

Rio

Anônimo disse...

Ai Zé Doidão... Sou sua fã. Tô contigo e não abro.


Hilda Campos

São Paulo - SP