segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Este é o Luiz XIX
Gerson Tavares

Podem falar o que quiser do Lula, mas que o “cara” é inteligente, lá isso ele é. Quando Caetano Veloso falou que ele é analfabeto, chegando até a ter a orelha puxada pela dona Canô, Caê tinha lá suas razões, até porque em momento algum ele chamou Lula de “burro”.

E para provar que ele não é burro, Lula, para defender as viagens da sua candidata a presidência da República, Dilma Rousseff, usou o argumento que ela tem o direito de ir e vir pelo país, já que ela é ministra-chefe da Casa Civil e sua área de ação é em todo o país.

Para Lula não interessa se ela está viajando a serviço da campanha eleitoral, ele só quer saber se ela está dentro da sua área de ação. O GPS diz onde tem comício e lá vai ela “fiscalizar” uma obra, mesmo que a obra ainda nem exista.

Mas por que Lula falou sobre área de ação? É ai que entra a astúcia do “cara”. O outro candidato que medirá a força eleitoral no país, lógico que será o do PSDB. Seja ele José Serra ou Aécio Neves, os dois tem força para derrubar qualquer tentativa de Lula repassar os seus votos para Dilma.

E foi aí que Lula completou seu raciocínio, se é que isso se encaixa quando se fala de Lula. “Dilma tem área de ação em todo o país e, tanto Serra, com Aécio, para Lula só poderão viajar dentro de suas áreas de ação, que são os estados que governam”. Esta é a idéia de Lula já que ainda não estamos em “tempo de campanha” e como para a turma petista, Dilma só está fazendo “comícios profissionais”, o que quer dizer que ela está cumprindo o seu papel de ministra. Para eles, ela não está em campanha.

Só que este assunto já deveria estar sendo discutido pelo Tribunal Superior Eleitoral. Afinal, já é hora de alguém mostrar que aqui ainda tem gente na Justiça com moral e ética, o que realmente falta na política.

Um comentário:

Anônimo disse...

Lula quer eleger Dilma de qualquer maneira, nem que tenha que tirar o direito de palanque para o candidato do PSDB.

É uma questão de sobrevivência manter o PT no governo. Eles só sabem ganhar dinehiro desta maneira, por tanto, para Lula a meta é ficar ou ficar no governo.


Durvalina Campos Lima

Brasília - DF