terça-feira, 6 de abril de 2010

De quem é a culpa?




Gerson Tavares



Tem um velho ditado que diz bem o que vem acontecendo com as famílias de hoje: “Não adianta chorar sobre o leite derramado”. Pois é exatamente a única coisa que podemos falar para pais que não dão limites aos seus filhos. Quando vejo um pai ao lado do corpo de um filho após um acidente de carro nas madrugas, acidentes que acontecem depois de noitadas com consumo de muito álcool e até de muita droga, eu me pergunto: “Mas por que esse pai não mostrou o caminho certo a este filho”?

E os pais vão ficando cada dia menos atentos aos seus filhos. Crianças estão se sentindo livres para fazerem de suas vidas o que bem entendem e as cabeças do mal estão sempre à espreita na expectativa de oportunidade para destruir a juventude. É agora o caso dessas “pulseiras do sexo”.

Uma menina de 13 anos que usava essas pulseiras foi estuprada por quatro rapazes em Londrina. Foi obrigada a manter relações sexuais com os quatro porque, como ela usava esse “símbolo da libertinagem”, eles acharam que valia tudo. No dia seguinte mais duas meninas também foram mortas, desta vez em Manaus e o crime tem a mesma causa: as “malditas pulseiras”.

Mas será que a culpa é só desses “bandidos”? Será que ninguém mais é culpado? Essa menina de treze anos, quando comprou esse acessório não sabia o que estava fazendo? E seus pais, por que deixaram que ela usasse? E os colégios que permitem que suas alunas usem esse símbolo do desfrute, também não são responsáveis? E as autoridades que não fiscalizam o comércio e deixam que essas “desgraças” sejam vendidas livremente, não são culpados?

Os “bandidos” que estupraram a menina em Londrina e mataram em maus devem pagar pelo que fizeram, mas algum castigo também deverá ser imposto a todos aqueles que deixaram que isso acontecesse. Todos indistintamente sejam eles os pais, os professores, as autoridades que permitem a venda das tais pulseiras tem que pagar de alguma maneira pelos seus crimes.

Estuprar é crime, mas não saber ser pai e mãe também é. Não saber dar limites passa a ser crime quando alguma coisa de errado acontece por esta falta de responsabilidade. Os bandidos na cadeia que é o lugar para criminosos, mas pais, mestres, autoridades e todos aqueles que deixam esses absurdos acontecerem, também dever ser castigados para que sirvam de exemplo.

Por isso, olhe hoje os seus filhos com o cuidado que eles merecem, para não ter que chorar mais tarde.

Nenhum comentário: