quinta-feira, 22 de abril de 2010


Doe sangue e salve vidas
Rua Frei Caneca, 8 – Centro
Rio de Janeiro
Tel 21 22999442

22 de abril de 2010, quinta-feira.

Dia do Descobrimento do Brasil

O mar estava calmo, como estivera durante todo o percurso. Os marinheiros, nos seus postos, atentos aos sinais de terra, percebem a presença de "ervas compridas", chamadas de "Botelho" e outras a que dão o nome de "rabo de asno". Era uma terça-feira das "oitavas da Páscoa", dia 21 de abril. Segundo os pilotos, devia haver terra entre "660 ou 670" léguas!

Na quarta-feira seguinte, pela manhã, a esquadra encontra "aves a que chamam de furabuchos". Era a confirmação inequívoca de que existia terra próxima. Passam-se algumas horas, até que, por volta das 15:00, um primeiro marujo pronuncia a famosa e esperada sentença: "terra à vista".

*Foi num dia como hoje, que no ano de 1500 as caravelas comandadas por Pedro Álvares Cabral aportaram na costa brasileira, em frente ao Monte Pascal na praia de Porto Seguro, no atual Estado da Bahia, no evento que se tornou o marco oficial do descobrimento do Brasil.

*No ano de 1965 uma bomba explodiu nas oficinas do jornal O Estado de S.Paulo.

*Em 1981 morre o lutador de boxe Joe Louis, campeão mundial dos pesos-pesados de 1937 até sua aposentadoria, em 1949. Nesse período, Joe Louis defendeu o título 25 vezes, vencendo todas as lutas, 22 delas por nocaute.

*No ano de 1994 morreu Richard Nixon, ex-presidente dos Estados Unidos. Único presidente americano a renunciar, ele deixou o cargo por envolvimento no caso Watergate.

*E no ano 2000 o menino cubano Elián González foi devolvido ao pai depois de passar meses sob custódia de parentes que vivem nos Estados Unidos. O garoto foi salvo do naufrágio de um bote com cubanos que fugiam para a Flórida.

Nenhum comentário: