quarta-feira, 21 de abril de 2010

Aumento para aposentados




Gerson Tavares



Nada melhor que o dia de hoje para falar de aposentado. Se Tiradentes morreu enforcado, por que não falar daqueles que sempre estão com a corda no pescoço? E pelo visto, vamos ter ainda muita corda para usar.

Quando falam em aumento para político, para funcionários de alto escalão, como ministros e coisas tais, o dinheiro aparece como por encanto, mas para aposentado vem logo aquela “lengalenga”: “De onde vamos tirar dinheiro para dar aumento?”.

O ministro da Previdência, Carlos Gabas fez esta pergunta na maior cara-de-pau, como se não houvesse dinheiro nos cofres. Bem, pelo menos dá para entender que dinheiro há, mas como aposentado é o “paria” brasileiro, ai o dinheiro some.

Mas para azar, olha o número 13 aí, a arrecadação federal, que inclui impostos, contribuições federais e demais receitas, como os royalties, somou R$ 59,41 bilhões em março deste ano, segundo informação da Secretaria da Receita Federal.

De acordo com o órgão, o valor é recorde para meses de março. Na comparação com o mesmo mês de 2009, o crescimento real da arrecadação, com valores já corrigidos pela inflação, foi de 6,08%. Mas para desespero de Lula e Dilma, a Receita informou também que esta série histórica da Receita teve o início em 1995, o que quer dizer, no governo passado .

A Receita Federal informou ainda que este é, pelo menos, o terceiro mês consecutivo no qual a arrecadação bate recorde na comparação com o mesmo mês do ano anterior. No trimestre, os valores arrecadados totalizaram R$ 185,98 bilhões, com crescimento real de 11% sobre o mesmo período do ano passado.

Mas, e os aposentados? Será que não poderiam, ao menos, receber a corda como aumento?

Nenhum comentário: