quinta-feira, 24 de julho de 2008

EDUCAÇÃO TÉCNICA


Equipes apostam na inovação para vencer a

Maratona Universitária da Eficiência




SÃO PAULO – Hoje o Kartódromo de Interlagos, em São Paulo, será mais uma vez o palco de uma grande disputa entre os veículos mais econômicos do Brasil. De 24 a 26 de julho, 29 equipes, representando 14 escolas de engenharia e design de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, participarão da Maratona Universitária da Eficiência 2008.

Em sua quinta edição, a prova registra um recorde de participantes. As universidades Mackenzie, USP, Ulbra, Federal de Itajubá, Federal de Santa Maria e FEPI-Universitas reforçaram a sua presença com a construção de mais carros. Atuais campeões da categoria elétrica, os gaúchos de Santa Maria, por exemplo, vão trazer quatro protótipos.

Para os alunos da Unicamp, tão importante quanto atingir o menor consumo é criar um veículo “ecologicamente correto”. Foi pensando assim que venceram a categoria gasolina em 2007, com a marca de 367 km/l, utilizando fibra de bananeira na carenagem do modelo.

Para este ano, a inovação será o uso de uma carroceria feita com fibras de garrafas PET recicladas. Mas, além do “toque ecológico”, o protótipo terá um chassi em fibra de carbono, o mesmo material utilizado nos carros de Fórmula 1.
Em 2007, os estreantes da Federal de Santa Maria surpreenderam ao ganhar a categoria elétrica com um carro de bambu. Animados com a conquista, os gaúchos prometem muitas novidades, como misturar bambu e alumínio na estrutura dos veículos. Também esperam ficar na pista por mais de três horas para garantir o bicampeonato.

Atual campeã da categoria projeto, a equipe da Ulbra surpreendeu mais uma vez pela criatividade. Para construir os novos carros para a Maratona, eles vasculharam a sucata do campus de Canoas (RS) da universidade. Até peças de uma velha copiadora foram aproveitadas.

Fazendo o contraponto, os protótipos contarão com alta tecnologia e muita pesquisa científica. Na categoria gasolina, os motores terão um sistema exclusivo de injeção e ignição eletrônica.

Depois de apresentar um dos carros mais bem construídos de 2007, a Escola Politécnica da USP estreará um novo modelo este ano, o i9. O veículo, criado com o apoio da Associação Brasileira de Materiais Compósitos, utilizará matérias-primas avançadas, como o kevlar, a fibra de carbono e tecidos de fibra de vidro. Pesará apenas 25 kg.

No melhor estilo mineiro, a Universidade Federal de Itajubá unirá a mais alta tecnologia com o artesanato local no seu carro a gasolina. O modelo terá um avançado sistema eletrônico de gerenciamento do motor e um banco feito em fibra de bananeira trançada a mão.

A equipe também fará a sua estréia na categoria elétrica. Seu novo veículo usará uma carroceria feita com madeira balsa entelada com vinil termoadesivo, a exemplo dos aeromodelos.

A velocidade será bem diferente, mas a inspiração para a equipe da Faculdade Oswaldo Cruz montar o seu carro elétrico veio direto da Fórmula 1. Entre as inovações, o piloto contará com um colar do tipo “hans” e um volante que concentrará todos os comandos do carro e o sistema de comunicação com o box.

Com patrocínio da Petrobras, Fiat, FPT - Powertrain Technologies, NSK Rolamentos e apoio técnico da Heliar e VZAN, a Maratona Universitária da Eficiência 2008 premiará as três universidades que alcançarem o menor consumo energético (em cada categoria) com veículos da Fiat Automóveis e motores da FPT, para uso didático.

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