quinta-feira, 17 de julho de 2014

Ficha Limpa já enquadra quase 200 candidaturas


RESTA SABER SE VAI FUNCIONAR









Pelo menos 198 candidaturas foram impugnadas pelas procuradorias regionais eleitorais com base em artigos da Lei da Ficha Limpa. Com esse número, já deixamos para trás quase a metade das 414 candidaturas questionadas pelo Ministério Público, de um total de 10 mil analisadas.

Mas os números poderão ser ainda maiores porque apenas 13 dos 27 Estados cumpriram os prazos previstos pela legislação. No Mato Grosso do Sul onde são 89 pedidos, no Rio Grande do Norte, 86 e no Acre, 41, Estados que lideram entre todos os Estados da Federação, com maior número de ações. Os motivos mais frequentes para a impugnação foram a rejeição de contas por órgãos colegiados e condenações prévias, principalmente por abuso de poder econômico.

Esse é o primeiro balanço de pedidos de impugnação. Em muitos Estados, as análises ainda não começaram. Dos três maiores colégios eleitorais do País, apenas o Rio de Janeiro divulgou os seus dados na segunda-feira. A Procuradoria Regional Eleitoral do Estado impugnou o registro da candidatura do ex-prefeito Cesar Maia (DEM) ao Senado.


Será que vamos ganhar essa guerra?

Nenhum comentário: