terça-feira, 15 de dezembro de 2009



Doe sangue e salve vidas
Rua Frei Caneca, 8 – Centro
Rio de Janeiro
http://www.hemorio.rj.gov.br/
Tel 21 22999442


15 de dezembro de 2009, terça-feira.

Dia do Esperanto

Publicado em 1887 por um jovem oftalmologista polonês, L. L. Zamenhof, o “Esperanto” não foi criado para substituir as demais línguas do mundo. Pelo contrário. O uso de uma língua que não dá privilégios a este ou aquele grupo de países só vem valorizar a importância das línguas nacionais na expressão de suas culturas. É por isso que o Esperanto é internacional. Se fosse propriedade de alguém, de algum lugar, de alguma corrente ideológica, perderia sua principal característica, que o torna independente e aceito em qualquer lugar: a neutralidade.

*Foi num dia como hoje, no ano de 1939, estreava um dos maiores clássicos do cinema mundial: “... E o Vento Levou”, filme que acabou sendo premiado com 10 Oscars.

*No ano de 1982 a Espanha entrou na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), aliança criada em 1949, que visava manter a integridade da Europa e da região do Atlântico Norte.

*Em 1995 a Organização das Nações Unidas autorizou a Organização do Tratado do Atlântico Norte a controlar operações de paz na Bósnia.

*Ainda no ano de 1995, torcedores paulistas foram baleados, no Rio de Janeiro, depois de entrarem por engano na favela Vila João. Eles saíam do jogo Santos e Botafogo quando erraram o caminho de volta.

*E no ano de 1996 o astro do blues, B.B. King, se apresentou para 85 mil pessoas no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Foi um de seus maiores shows.

Nenhum comentário: