quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

A coisa vem de longe



Gerson Tavares



Hoje é um “dia histórico” na política brasileira. Que levantou essa “bola” foi o meu amigo “Zé Doidão”. Há exatamente 72 anos atrás, o presidente Getúlio Vargas dava início a uma “nova era” política no Brasil.

Como estávamos em regime de “ditadura” as coisas aconteciam por decreto. É mais ou menos como hoje, quando o Lula baixa as suas “Medidas Provisórias”. E como Lula, Getúlio também era metido a ser o todo poderoso, se bem que no caso do “Gegê”, ela assumia sua posição de dono do território.

Mas como eu dizendo, foi num dia 30 de dezembro que o decreto de Vargas transformava os partidos políticos em “sociedades culturais” e “beneficentes”. E já tem gente perguntando por que falei em “dia histórico” e eu respondo.

“Dia histórico” porque foi aí que tudo começou e até hoje, os partidos não passam de “instituições beneficentes”. É ali que os políticos e politiqueiros encontram respaldo para fazerem as suas “tramóias” e nada acontece. É ali que eles vão aprender a “como fazer trambiques”. É ali que tudo acontece como se fosse uma instituição de caridade.

Em relação à “sociedade cultural”, ai já são outros quinhentos. “Cultura” não é o forte dos políticos, principalmente depois que um “analfabeto” (parafraseando Caetano) se transformou em presidente da República.

Mas uma coisa é certa: Se essa baderna existe na política, a culpa é do Getúlio Vargas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Os partidos são agências de empregos que servem para colocar um bando de malandros em cargos governamentais. Já de muito tempo que essa cachorrada ganha dinneiro às custas do povo.

Gilson Nunes Pereira

Diadema - SP