quarta-feira, 8 de julho de 2009




08 de julho de 2009, quarta-feira,

Dia do Padeiro e do Panificador

A história do pão confunde-se com a própria história do homem. Quando a caça começou a escassear na Terra, o homem primitivo mitigou sua fome como os animais, comendo raízes e bolotas de carvalho. Junto com as raízes arrancadas, vinham alguns grãos de cevada ou trigo.

O homem comeu e saciou sua fome. Aqueles grãozinhos, no entanto, chamaram especialmente sua atenção porque tinham o mérito de, realmente, matar sua fome. Em um dado momento da história, os grãos que sobraram de uma alimentação, foram molhados por chuva forte e acabaram inchando. Ao serem recolhidos, transformaram-se em uma pasta uniforme e o homem primitivo comeu-a e sentiu-se alimentado, e isso, sem o trabalhoso ato de mastigar os grãos duros para poder engolir.

O processo foi se aperfeiçoando e a simples pasta de grãos, após haver secado ao sol, servia como alimento cada vez mais importante. Uma acidental fermentação em uma pasta feita com grãos de trigo determinou o crescimento da massa. A massa foi cozida assim mesmo e o resultado foi surpreendente em termos de alimento; ela estava crescida e com bom paladar.


*Foi no ano de 1819 que o primeiro passaporte americano foi impresso para Francis Barre.

*Nasce no ano de 1898, o ator brasileiro Procópio Ferreira.ele é pai de uma das damas do teatro brasileiro, Bibi Ferreira.







*Em 1946 nasceu o cantor e compositor Toquinho.


*Em 1951 nasce a atriz norte americana Anjelica Huston.

*No ano de 1955 nascia atriz brasileira Françoise Forton.

*E no ano de 1997 uma bomba explodiu durante o vôo de um Fokker 100 da TAM. O professor Leonardo de Castro foi responsabilizado pelo atentado que matou o engenheiro Fernando Caldeira de Moura.

Nenhum comentário: