quinta-feira, 23 de julho de 2009

ACONTECEU?... VIROU NOTÍCIA
País livre



Dom Hélder Câmara, o “bispo dos pobres”





“Num país livre, o Estado, por definição, não é criador, mas coordenador. É necessário fazer a mobilização psicológica e não são os homens do estado que salvam. É preciso ter autoridade moral para ter o direito de falar. É preciso ser um profeta” depois explicou o que é ser profeta e acrescentou; “Profeta é um homem que vem das massas, sente os seus problemas e fala por elas”. E então perguntou: “Há alguém no Brasil que preencha essas condições?”. E ele mesmo logo a seguir respondeu: “Dom Hélder Câmara”.

Isto foi dito a exatos cinquenta anos atrás pelo padre, apóstolo francês, Pierre. Ele ainda falou, na época, que “Os banqueiros, os industriais, os politicos, os mais poderosos, parece que vivem em outro país, na completa indiferença e ignorância”.

Hoje ainda vivemos assim e pelo que estamos vendo, ainda não apareceu outro Hélder Câmara para salvar o país.

Mas já que falamos em Dom Helder, a baiana Maria Bethânia estará cantando, no próximo dia 31, na Igreja dos Santos Anjos, no Leblon, no Rio de Janeiro, na missa pelos 100 anos do “bispo dos pobres”.
Dom Orany Tempesta, cardeal arcebispo do Rio, celebrará esta missa que irá lembrar um dos maiores homens deste país. Que lá do céu, Dom Hélder Câmara olhe por este Brasil.

Nenhum comentário: