terça-feira, 7 de abril de 2009

Quando Deus falou, acreditei


Gerson Tavares


Um dia nasceu um menino e Deus disse: “Esse é o cara”. Esta frase ficou histórica no mundo futebolístico quando um baixinho irreverente explicava seus dotes de goleador. Romário, esse é o “cara” que segundo ele próprio, Deus abençoou. Se verdade ou não, o certo é que Romário foi um dos grandes goleadores do nosso futebol e ainda de lambuja, nos deixou grandes frases sempre que falava com a imprensa. Em cada frase ele sempre deixava uma pitada de humor, de sarcasmo, de gozação. Até quando era “malcriado” ele dava motivo para um sorriso, haja vista, daquela vez, para demonstrar que cada um deveria respeitar o lugar e a hora do companheiro ele falou: “Subiu no ônibus agora e já quer sentar na janela”.

Mas estou falando de Romário, porque que num único dia não dá para lembrar de todas as coisas que acontecem com o Lula. Por isso, volto a falar do assunto, “o cara”. Quando Romário disse, que alguém falou que ele era “o cara”, ele foi bem claro ao afirmar que foi Deus quem falou. Ele não fez por menos e esta frase correu o mundo. Obama, lógico, também deve ter lido essa notícia e muito inteligente, resolveu usar aquela frase exatamente com o presidente do Brasil, o país do “cara”.

Mas como ele, Barack, não é Deus, talvez este “cara” a quem ele se referiu também não seja “o cara”. Se olharmos bem quando todos os governantes estão posando para foto com a rainha da Inglaterra, Obama se colocou bem atrás de Lula, aquele que elegeu com o “seu cara”. Obama, que está na segunda fila ao lado de outros governantes, deve ter falado alguma coisa, pois todos riem muito e ali, bem a frente deles, está Lula, muito sério, ao lado de Elizabeth II.

Depois de ver a foto, fiquei analisando. Pensei muito e aí então cheguei à conclusão que se existe algum culpado, esse culpado é o Romário. O baixinho fez escola e o Barack, que leu e ouviu a entrevista do “cara”, embarcou a gozação. Quer saber: Barack Obama não é Deus e Lula, também não é o “cara”.

Nenhum comentário: