terça-feira, 21 de abril de 2009

Liberdade? Mas o que é liberdade?

Gerson Tavares



Estava eu parado na rua quando fui abordado por cinco pessoas que queriam saber o que é liberdade. A liberdade pela qual Tiradentes tanto lutou até à morte. Aquela liberdade que Tiradentes queria deixar de legado ao povo brasileiro.

O primeiro deles logo me abordou e perguntou: “Ter casa para morar é parte dessa liberdade que Tiradentes tanto queria?”. Eu respondi que sim. Porque na luta pelo povo, seria lógico que moradia representaria uma das vitórias.

Logo o segundo me perguntou: “E a saúde seria também uma das causas dessa luta?”. Claro, respondi. É um direito do povo, ter Saúde Pública. Tenho certeza que Tiradentes havia pensado também nela.
A terceira pessoa chegou e sua pergunta fez: “Quer dizer que Segurança Pública também estava nos planos de Tiradentes?”. Lógico, respondi. Afinal Segurança Pública é um dos direitos de um “povo liberto”.
O quarto senhor perguntou: E a Educação? Eu voltei a responder que sim. E fui um pouco mais além ao dizer que a Educação trás liberdade ao povo.

Foi aí que o quinto cidadão falou em um murmúrio de tristeza: “Liberdade... Mas o que é liberdade?".

Nenhum comentário: