segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

VOTO NULO? É SINAL DE ÉTICA

Gerson Tavares
 





Quando eu falo em voto nulo, não estou falando em protesto ou em ser cidadão de segunda classe. Votar nulo é na maioria das vezes estarmos pensando em não se deixar corromper. Sim, porque votar nessa “cambada de safados” que são candidatos a qualquer cargo eletivo no Brasil, seja no âmbito federal, estadual ou municipal, é estar votando em ladrões, em vendilhões de assinaturas, em “trocador” de benesses e eu, votando em algum deles, entro de cabeça na corrupção .

E por que estou escrevendo isso? Sei que muitos devem estar querendo contestar a minha posição, mas eu não deixo para depois o que posso explicar agora. Quando das campanhas para os cargos de governo federal e estadual, os candidatos sempre estavam em defesa do povo e criticavam os adversários, que se eleitos iriam subir os preços e, claro, elevariam a inflação. Também seriam sempre os adversários que iriam acabar com as vantagens dos aposentados e todos os aposentados estariam fritos nas mãos daqueles que só queriam prejudicar o pobre e por aí a fora falavam mal dos que lutavam por umn lugar no governo.

Das eleições para cá pouco tempo passou e outro dia, um amigo que votou em Dilma Rousseff para a presidência, pegou o jornal “O Globo” e mostrando as manchetes do dia me perguntou: “Ué, o Aécio venceu a eleição? Foi ele quem tomou posse lá no Planalto?” após falar, ele riu e vez a “mea-culpa”, completando: “Puxa, até parece que foi você quem votou na Dilma”. Tudo isso porque o jornal estava mostrando a situação em que irão ficar aqueles que recebem seus proventos principalmente através da Previdência. Embora existam alguns itens nos quais a Previdência é “garfada”, podemos até dar como exemplo o “caso Lula” que por um dedinho mudou de vida e assim galgou a Presidência da República usando uma posição que não passa de usurpação, já que como trabalhador ele só usou o título, a guinada que o governo quer dar é uma afronta ao trabalhador de verdade que só fez contribuir para dar tranquilidade à sua família.

Mas para mostrar que todos os cargos executivos que são mais votados pelo eleitor brasileiro e que indistintamente são ocupados por aproveitadores, logo que o ano vira, seja certo ou não, eles tratam de aumentar as tarifas das empresas prestadoras de serviços e assim, é o povo quem paga qualquer coisa que possa ser obrigação das empresas.

Foi assim na energia elétrica, que com a “bandeira vermelha” acena aos usuários que ele está “ferrado”. Tudo para que o povo pague os empréstimos que as “elétricas” pegaram no BNDES. As “elétricas” pegaram o empréstimos que foram oferecidos pelo governo, aliás, o mesmo governo Dilma, que hoje está autorizando a “bandeira vermelha”.

Mas isso não para por aí, pois os governos municipais e estaduais resolveram abrir a porteira para os empresários de ônibus e para os concessionários de trens e metros e assim, o aumento dado para as passagens estão deixando o salário mínimo, mais mínimo ainda. Não podemos deixar de falar sobre a tarifa dos pedágios, sendo que este item engloba os três poderes executivos já que existem pedágios municipais, estaduais e, claro, federal. Foi então que resolvi ver de perto o que os usuários dos transportes estão sentindo depois que tudo, vindo de roldão, está corroendo seu orçamento para 2015.

Embarcando em um ônibus, logo no primeiro dia do aumento da tarifa, a discussão era geral. Todos preocupados com o valor do aumento, quando assim, por alto, alguém falava que aquele ônibus teve um aumento de mais de 13%. Foi quando o motorista, que também está sentindo que o custo de vida irá parar nas nuvens, segundo ele mesmo disse, uma das linhas do mesmo grupo de empresas da qual ele é empregado, o aumento é mais que 17%.

Foi então que resolvi trocar de empresa, de linha e de município e todos reclamavam, sendo que alguns reclamavam e ao mesmo tempo diziam que eles eram culpados porque acreditaram na campanha política. E assim lá fui à minha “via sacra”, mudando de conduções e em todas que embarquei só ouvi reclamações. E para piorar escuto nas rádios os secretários de Transportes falando que tudo isso que está acontecendo é para que o usuário possa viajar com mais conforto, com ar-condicionado em todos os ônibus e trens. Mas logo adiante, na mesma entrevista ele diz que nada poderá ser resolvido até 2016, mas pelo menos 40% serão resolvidos em termos do ar-condicionado. E com a maior “cara de pau” até o prefeito do Rio acha que tudo “está nos coformes”.

Será que não é hora de votar nulo e obrigar, até por questão moral, tirar todos esses “politiqueiros” dos cargos? Não será possível que com os eleitores não dando o seu voto a nenhum desses que aí estão, que o eleitor negando o seu voto aos “safardanas” que estão explorando o povo brasileiro, que a Justiça Brasileira não se faça justa.

Por isso eu digo: "Chegou a hora de irmos à luta. As ruas estão aí e nós precisamos mostrar que não dá mais para aturar essa quadrilha que tomou posse do Brasil". Não podemos deixar que o povo brasileiro, que já é tão roubado em seus ganhos com tantos aumentos, agora corra o perigo de perder o dinheiro que paggou uma vida inteira de trabalho para garantir o sustento de sua família, seja no futuro roubado porque os governantes fiquem de posse do dinheiro da Previdência, dinheiro esse que é do trablhador de verdade e não dessa cambada que só quer explorar o povo.

Já é hora de dar um basta nessa "sacanagem".


Vamos à luta. O Brasil merece!

Nenhum comentário: