quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Dilma não abre mão da Graça 

Gerson Tavares
 









Depois que o Ricardo Noblat colocou no jornal “O Globo”, uma enorme dúvida paira no ar, mas até agora ninguém garante nada, nem que sim e nem que não. Mas pelo que dizem à boca-pequena um dia tudo ainda será desvendado sobre o mistério da ligação carne e unha entre a presidente Dilma Rousseff e a presidente da Petrobras, Graça Foster, aliás, como dizem, “a Graciosa”.

E foi exatamente esse imbróglio que levou o maior conhecedor de tudo que já foi apurado até agora sobre a roubalheira na Petrobras, o Procurador Geral da República, a recomendar a demissão de Graça Foster e dos demais diretores daquela empresa já tão espoliada.

Até o vice-presidente Michel Temer, que em sua elegância e diplomacia como sempre procede, dessa vez mostrou que o processo com ele seria da mesma forma, com demissão imediata. Aliás, “não há um só político que pense” e não tenha a mesma opinião. Mas esse não é o pensamento e muito menos o procedimento de Dilma Rousseff.

E como ela precisava mandar alguém para casa, sobrou para o Moreira Franco, ministro da Secretaria de Aviação Civil, isso depois de ter sido escalado por Dilma para permanecer no cargo durante seu segundo governo. Em silêncio, Moreira teve um bom desempenho na Secretaria e ultimamente havia se esquecido do slogan “meu nome é trabalho” e até começou mostrar resultado em sua posição.

Mas pelo que muitos dizem, Moreira caiu em desgraça porque em uma reunião do PMDB declarou que seria uma medida acertada para o governo, demitir Graça Foster.

Só que agora, muita gente está querendo saber toda a verdade dessa “amizade tão ferrenha” que faz com que Dilma lute tanto assim para manter Graça na presidência da Petrobras. Como todos falam, “Graça está bichada” e na melhor das hipóteses, foi incompetente por desconhecer o que se passava ao seu redor.

Deixando de lado todos os outros “buchichos”, o comportamento de Dilma está levando entre tantas suspeitas de que ela e Graça agiram juntas para acobertar o esquema de corrupção da Petrobras montado ainda no governo Lula. E se elas estão juntas nessa “quadrilha”, como a Dilma poderia largar Graça de mão?

Não é pelo fato de Lula ter deixado Zé Dirceu no meio do caminho com o pescoço na guilhotina para sair numa boa daquele escândalo do “mensalão” que a Dilma irá repetir o mesmo gesto com a Graça Foster.

Dilma está tão resolvida que tem gente dizendo que ouviu quando ela falou: “Posso chorar lágrimas de sangue, mas nunca perderei a Graça!”.



Nenhum comentário: