terça-feira, 20 de janeiro de 2015

SÓ TEM LADRÃO 

Gerson Tavares
 






Todas as pessoas que de 2003 até agora passaram pelo governo, não só como presidentes, mas também pelos cargos que tem ingerência sobre a Petrobras, disseram e irão continuar a falar que nunca ouviram falar em roubo na empresa estatal que era a “menina dos olhos do brasileiro”. Então resolvi escrever sobre um caso que é a prova que todos que fazem parte desse governo petista, mas, todos mesmo, sabem que na Petrobras a roubalheira é uma “instituição governamental”.

Basta dizer que a Petrobras criou empresa de fachada para construir um gasoduto bilionário. É isso mesmo, a Petrobras criou "empresas de papel" para construir e operar a rede de gasodutos Gasene, conforme constatação da Agência Nacional de Petróleo e que foi mostrada numa auditoria sigilosa do Tribunal de Contas da União.

Dessa vez tudo aconteceu em um trecho do empreendimento que fica na Bahia e, de acordo com técnicos do tribunal, teve os custos superfaturados em mais de 1.800%. Tudo inaugurado com pompa em 26 de março de 2010 pelo governo federal, isso ainda com o Lula como chefe de Estado e a Dilma como ministra-chefe da Casa Civil. Pois não é que oito dias depois, a então ministra-chefe da Casa Civil deixou o governo para se candidatar à Presidência da República?

Ela foi à festa de inauguração em Itabuna, na Bahia, com o então presidente Luiz Inácio, o presidente da Petrobras na época, José Sérgio Gabrielli, e a então diretora de Gás e Energia da estatal, Graças Foster, aliás, hoje presidente da empresa, mas que também “não sabe de nada”.

Então chegou a hora de ver quem pode ser o culpado por mais aquele “golpe”. Auditores do TCU constataram que a ANP autorizou a construção e a operação do gasoduto sem analisar os documentos das empresas e sem avaliar se o projeto era adequado. A agência reguladora pediu uma cópia do contrato de operação e manutenção do trecho entre Cacimbas, no Espírito Santo, e Catu, na Bahia, em 4 de março de 2010, conforme ofício anexado ao processo que tramitou na ANP. Pois bem, os auditores escreveram que “não houve exame do contrato, repetindo o mero check list promovido na fase de autorização para a construção”. E não é que três semanas depois, Lula e Dilma inauguravam o trecho, hoje em operação?

E documentos revelam como as empresas criadas para a construção da rede de gasodutos, em uma engenharia financeira que serviu para dar aspecto de empreendimento privado ao negócio e só tinham características de fachada. Um contrato de prestação de serviços foi assinado em maio de 2005 entre a Transportadora Gasene S.A., constituída pela Petrobras para tocar as obras, e a Domínio Assessores Ltda., um escritório de contabilidade no Rio. As duas empresas aparecem no contrato com o mesmo endereço: Rua São Bento, no quinto andar de um prédio no Centro. O próprio contrato menciona que o escritório de contabilidade "concordou em fornecer à contratante um endereço para abrigar sua sede".

O mesmo documento diz que o dono da Domínio, Antônio Carlos Pinto de Azeredo, se comprometia a exercer o cargo de presidente da Transportadora Gasene, função que foi ocupada entre 2005 e 2011. E para ver que nada foi inventado, em reportagem publicada pelo GLOBO em 24 de dezembro, Azeredo declarou que era apenas um "preposto" da Petrobras no cargo, com o exercício de uma "função puramente simbólica". O fato de existir um laranja à frente da empresa, responsável por investimentos de R$ 6,3 bilhões, corrobora o aspecto de "fachada" do empreendimento, que nada mais é que uma sociedade de propósito específico (SPE) com capital privado, administrada por uma empresa chinesa contratada sem licitação e com comprovados gastos públicos, conforme a auditoria.

No relatório da auditoria dos técnicos do TCU foi constatado que "a ANP considerou que as firmas transportadoras criadas nesse arranjo financeiro seriam apenas empresas de papel'". A subsidiária da Petrobras responsável por operar as redes de gasoduto é a Transpetro, que assinou contrato com a Gasene.

E por aí vai toda a “sacanagem” que os petistas armaram para levar vantagens mais uma vez e mesmo assim, Lula, Dilma, Gabrielli e a Graça Foster teimam e juram de pés e dedos cruzados que não sabem de nada.

São todos quadrilheiros" sim.



Quer saber? O melhor que vocês devem fazer é ir para a “casa do Carvalho”! 

Nenhum comentário: