Dar esmola agora vai virar lei
Já era de tarde e em plena sexta-feira lá ia eu pela rua do Ouvidor, no centro do Rio de Janeiro. Estava olhando alguns livros nas livrarias da cidade quando me deparei com um mendigo que muito educadamente falou: “Moço, o senhor pode me pagara a esmola do mês?”. Levei um susto com aquela interpelação e sem entender perguntei: “Mas eu lhe devo alguma esmola ‘do mês’ por acaso?”.
Foi aí que o bem informado mendigo explicou: “Então o senhor não sabe que ‘dar esmola’ agora é lei? E ele notando a minha ignorância no assunto passou a explanação da última novidade do presidente Lula. O nosso presidente já mandou para o Congresso um projeto que torna o ‘Bolsa Família’, o ‘Luz para todos’ e outras esmolas, lei. E se é lei dar esmola, o senhor e todos os passantes terão a partir de agora, obrigação de dar a ‘esmola do mês’ a todos nós que estamos nas ruas ‘lutando pelo pão de cada dia’. Olha, o senhor precisa estar mais bem informado, porque senão, de uma hora para outra, vai ser preso por falta de pagamento de alguma esmola”.
Eu meti a mão no bolso, dei a minha “esmola do mês” ao pedinte e segui o meu caminho preocupado com algum outro que, por distração, eu tenha dado calote.
Este é o Brasil da esmola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário