quinta-feira, 16 de julho de 2009





16 de julho de 2009, quinta-feira,

Dia do Comerciante.
No século XIX, especialmente nos períodos de escravidão e da colonização européia, em conflitos como o da Guerra do Ópio entre ingleses e chineses, a relação direta entre o comércio e a guerra tornou-se muito clara. No século XX, a Primeira Guerra, por exemplo, foi uma guerra comercial. Também os conflitos entre colonizadores e países colonizados foi uma constante nesse século. Ghandi e outros líderes dos movimentos anticoloniais e antineocoloniais demonstraram claramente que a ligação entre comércio e violência, comércio e paz, era uma questão central para a construção de uma nova sociedade.

Hoje é preciso existir o comércio para existir a sustentabilidade. A produção tem de ser sustentável. O consumo, o transporte, o sistema de recolhimento e reciclagem do lixo, etc., têm de ser incluídos no tipo de regras e regulamentos que erijam o comércio que nós queremos.

*Foi num dia como o de hoje, no ano de 1482, que o primeiro Atlas Mundial foi impresso. A carta foi desenhada por Claudius Ptolemy no ano 150.

*No ano de 1917 os bolcheviques iniciaram as ações para tomar o poder na Rússia, que culminariam na Revolução Russa. Derrotado na primeira tentativa, o líder comunista Lênin se escondeu das tropas do governo.

*Em 1926 a revista “National Geographic” publicou as primeiras fotos coloridas do fundo do mar, em Florida Keys, nos Estados Unidos.

*No ano de 1934 a Assembléia Constituinte promulgou a constituição e elegeu Getúlio Vargas presidente da República.



*Já no ano de 1950 o povo brasileiro chorou. O Brasil, que precisava apenas de um empate contra o Uruguai para conquistar a sua primeira Copa do Mundo, em pleno Maracanã, mesmo com o time saiu na frente no placar, acabou perdendo o jogo de virada, por 2 a 1 e assim perdendo a Copa do Mundo de 1950.

*No ano 2000, acontecia um grande desastre ecológico no Rio Barigui, um dos afluentes do Rio Iguaçu, no Paraná, devido a vazamento de petróleo.

*E ainda no ano 2000, morreu no Rio de Janeiro o escritor e jornalista brasileiro Barbosa Lima Sobrinho, da Academia Brasileira de Letras.

Nenhum comentário: