segunda-feira, 6 de julho de 2009






06 de julho de 2009, segunda-feira.
Dia do IBGE.

O IBGE oferece uma visão completa e atual do País, através do desempenho de suas principais funções: Produção e análise de informações estatísticas; Coordenação e consolidação das informações estatísticas; Produção e análise de informações geográficas; Coordenação e consolidação das informações geográficas; Estruturação e implantação de um sistema da informações ambientais; Documentação e disseminação de informações; Coordenação dos sistemas estatístico e cartográfico nacionais

Durante o período imperial, o único órgão com atividades exclusivamente estatísticas era a Diretoria Geral de Estatística, criada em 1871. Com o advento da República, o governo sentiu necessidade de ampliar essas atividades, principalmente depois da implantação do registro civil de nascimentos, casamentos e óbitos. Com o passar do tempo, o órgão responsável pelas estatísticas no Brasil mudou de nome e de funções algumas vezes até 1934, quando foi extinto o Departamento Nacional de Estatística, cujas atribuições passaram aos ministérios competentes.


*Foi num dia como o de hoje, que em 1919 o British R-34 foi o primeiro dirigível a atravessar o Oceano Atlântico.

*No ano de 1928 estreou nos Estados Unidos o primeiro filme totalmente falado, o “Lights of New York”.

*Nascia no ano de 1935, Dalai Lama, líder espiritual do Budismo. Assumiu o poder político quando a China ocupa o país em 1950. Exila-se na Índia após rebelião nacionalista em 1959 e recebe o Nobel da Paz em 1989.


*Em 1946, nasce o ator Sylvester Stallone.










*Em 1957 John Lennon e Paul McCartney, futuros Beatles, se conheceram no show da banda de Lennon, numa escola de Liverpool, na Inglaterra.


*Neste mesmo ano de 1957, nasceu o cinesta brasileiro, Fábio Barreto.

*No ano de 1988 o Brasil e a Argentina decidiram liberar o trânsito de turistas na fronteira entre os dois países, com a suspensão das tarifas alfandegárias.

*Ainda no ano de 1988 Ulysses Guimarães, presidente em exercício do Brasil, concedeu, pela primeira vez na história do país, asilo político a um guerrilheiro sul-africano, vítima do apartheid.

*E no ano de 2006, mil e seiscentos presos foram confinados em área de 600 metros quadrados em presídio de Araraquara.

Nenhum comentário: