segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Jogando dinheiro pela janela


Augusto Chagas, o “estudante profissional”
que dirige a entidade mais
rentável do governo Lula


Quando na semana passada, falei sobre a eleição da diretoria da UNE, lembrei que num passado não muito distante, um “estudante profissional”, Lindberg Farias “usou” os estudantes desavisados para começar a galgar uma sua nova função, a de “político profissional”.

Ele usou a UNE e com o apoio de Lula, virou deputado. Hoje é prefeito de uma cidade de destaque no meio político, tanto é que é a terceira cidade brasileira que mais recebe dinheiro do PAC e, já é um dos candidatos a governador do Estado do Rio de Janeiro. E pelo visto, Sérgio Cabral vai ter muita dor de cabeça se quiser se garantir como candidato de Lula em 2010.

Agora já vem outro presidente da UNE se metendo na política. E o Augusto Chagas, que eleito na entidade estudantil, já se apresenta como candidato a deputado para 2010. Ele é filiado ao PcdoB, partido que “controla” a entidade à décadas.

Mas o que me leva a falar da Une hoje é a “farra do dinheiro”. O governo Lula é super generoso com a entidade. No ano de 2008, a UNE teve um repasse de verbas federais na casa dos R$ 4,4 milhões. Um dinheiro “para ninguém botar defeito”.

A cada ano do governo Lula essa “grana preta” aumenta. O aumento chega a 830% em relação ao montante repassado em 2002, último ano do governo Fernando Henrique. Este ano, de janeiro até julho, a UNE já recebeu R$2,9 milhões e no ritmo que vai, 2008 “será pinto” perto do 2009.
Amanhã, vou falar da venda de carteirinhas da UNE. Um verdadeiro ESCÂNDALO!

Nenhum comentário: