sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Andando e descobrindo coisas V


Gerson Tavares


Na plataforma da estação do Metrô, reparei afixado em uma parede um cartaz de propaganda da empresa onde se lê: “Bilhete unitário vale ´para o dia ou para os 2 dias após”. Pode até estar um pouco diferente, mas o resultado da “operação” e exatamente este. Aí fiquei “matutando” com os meus botões o por que dessa “coisa” do bilhete só valer por três dias. Será que a cada três dias o valor do bilhete sobe ou desce? Não, não é assim que a “banda toca”. Então achei por bem perguntar a algum funcionário da empresa que tão bem cuida do transporte de massa pela cidade do Rio.

Encontrei um funcionário que foi muito educado e tentou explicar que essa “coisa” de três dias de validade do bilhete é para evitar que cambistas passem a atuar também no Metrô. E ele ainda falou que em caso de uma pessoa ficar com o bilhete mais que os três dias, ele poderia trocar em uma bilheteria de qualquer estação da empresa pelo valor de um real. Eu discordei em relação aos cambistas, inclusive dizendo que cambista pode ser tudo, menos burro e que nunca eles iriam perder tempo comprando bilhetes para vender pelo mesmo preço. Eles não trocam seis por meia dúzia nem que “a vaca tussa”. E quanto a trocar o bilhete por um real em alguma bilheteria, eu estaria pagando juros por uma coisa que não usei. E ainda fui mais longe e falei que se alguém tem que pagar juros, esse alguém é o Metrô. Afinal, ele ficou com o meu dinheiro rendendo juros no banco.

O rapaz entendeu os meus argumentos e para piorar a situação do tão educado funcionário eu falei que esta atitude só seria válida em época de aumento de passagem, mas que o usuário já sabia que sempre que o Metrô avisasse que iria ter aumento de passagem, aquele bilhete que estivesse em seu poder estaria com seu tempo de validade espirando. E mais uma vez ele me deu razão.

Agora só me resta o Ministério Público Estadual para me dizer o que fazer. E é exatamente isto que eu estou fazendo. Comuniquei ao MPE-RJ o que vi e ouvi e agora estou a espera de um parecer.

Chega de ser roubado e ficar calado.

GRITA MINHA GENTE!

Nenhum comentário: