quarta-feira, 31 de março de 2010

Feliz Páscoa


Estamos em uma semana que leva os católicos a um ofício divino, de caráter triste. Em algumas igrejas este ofício é cantado na Semana Santa, principalmente na Quarta-Feira Santa que, por isso, também é chamada Quarta-Feira das Trevas.

A tradição é antiquíssima. Desde o século VII, celebra-se com orações litúrgicas as exéquias do Senhor. No séc.VIII, a liturgia franco-romana já conhece o apagar das luzes durante o ofício, na Sexta-feira e no Sábado. No século IX, também na Quinta-Feira Santa. Desde o século XII, o nome “ofício das trevas” indica a oração noturna (matinas e laudes) do ofício divino nos dias Quinta-Feira Santa, Sexta-Feira Santa e Sábado de Aleluia que hoje é o Sábado Santo.

A quarta-feira de Cinzas ocorre 46 dias antes da Páscoa e, portanto, a Terça-Feira de Carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa. Esse é o período da quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas.

O dia da Páscoa é o primeiro domingo depois da Lua Cheia que ocorre no dia ou depois de 21 março (a data do equinócio).

Com esta definição, a data da Páscoa pode ser determinada sem grande conhecimento astronômico. Mas a seqüência de datas varia de ano para ano, sendo no mínimo em 22 de março e no máximo em 24 de abril, transformando a Páscoa numa festa "móvel".

De fato, a seqüência exata de datas da Páscoa repete-se aproximadamente em 5.700.000 anos no nosso calendário Gregoriano.

Nenhum comentário: