Vai começar a agonia
Depois da decisão que colocou o Rio de Janeiro na “crista da onda”, começa agora a corrida contra o relógio. Faltam mais de sete anos para o Rio de Janeiro receber atletas e torcedores do mundo inteiro para a maior competição do universo e já estou temeroso com o que possa vir a acontecer.
Se olharmos com cuidado tudo que está listado para ser feito até 2016, vamos ver que corremos um grande risco de não cumprirmos com o organograma. Aliás, isto não seria uma surpresa, pois quando o Rio se preparou para o PAN 2007, muita coisa que estava compromissada não foi executada.
Pior ainda é o fato que gastos do PAN 2007 até hoje não foi aprovado. O Tribunal de Contas da União está até hoje procurando onde estão os comprovantes de despesas. Como hoje falam naquilo que ficará como “legado” para a cidade do Rio depois das Olimpíadas, também foi falado que após o PAN o Rio seria beneficiado com um “legado” de fazer inveja. E o que sobrou de legado? O Engenhão, o estádio que foi construído pela Prefeitura para os jogos do PAN hoje está nas mãos do clube Botafogo e serve muito pouco como palco de futebol. Para treinar, o Botafogo já tinha o Caio Martins, em Niterói.
A Arena Multiuso está lá na Barra da Tijuca e também muito pouco usada e a Vila do PAN, 90% das pessoas que compraram os apartamentos, estão lutando para receber o dinheiro de volta.
O Metrô que iria à Barra, bem depois do PAN chegou a estação Cantagalo em Copacabana. Hoje a promessa é a mesma, com o Metrô ligando toda a cidade. Eu duvido que isso venha a acontecer.
As vagas nos hotéis irão duplicar. Será? Vamos esperar para ver. Quanto a despoluir a Baia de Guanabara e as lagoas da Barra, até que é possível, mas não acredito que esses políticos façam por onde. E quanto à construção e reforma de 33 instalações esportivas, haja dinheiro, porque todos sabem que a empreiteira tem que pagar a comissão dessa “corja” que administra a política brasileira.
Empregos temporários acontecerão do mesmo modo que aconteceram no PAN, mas a população precisa e colocação fixa. A fome não dá só na época dos eventos.
Agora, como o TCU já se pronunciou como o órgão que irá fiscalizar os gasto, já estamos encontrando políticos que estavam rindo e que passaram a chorar lagrimas de sangue.
Gerson Tavares agora também no
Nenhum comentário:
Postar um comentário