quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Olha a inflação aí, gente!




Gerson Tavares


Todas as pessoas que estão fazendo suas compras em supermercados, em “sacolões”, em farmácias, isso para falar nos três pontos básicos para a vida de um cidadão comum, sabem que a inflação está batendo à porta da população diariamente.

Mas agora, só para confirmar, a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor - Semanal (IPC-S) mostrou aceleração no terceiro desempenho do mês, o que quer dizer, que o mês foi de “inflação constatada”.

Segundo a Fundação Getulio Vargas, o índice subiu 0,43% até a quadrissemana finalizada em 22 de novembro, após avançar 0,38% no indicador anterior, de até 15 de novembro. E para corroborar aquilo que falo sempre, que a inflação vem subindo a cada mês, esta foi a maior taxa para o indicador desde a primeira semana de outubro de 2011 (0,50%).

E nesta apuração constata-se que quatro das sete classes de despesa pesquisadas para cálculo do índice apresentaram acréscimos em suas taxas de variação de preços, entre a segunda e a terceira quadrissemana de novembro. Basta dizer que a aceleração nos preços dos alimentos (0,42% para 0,62%) impulsionou a taxa maior do IPC-S que saltou de 0,38% para 0,43% entre a segunda e a terceira quadrissemana de novembro.

Neste item de despesa, foi a inflação das carnes bovinas que se mostrou mais intensa (de 1,49% para 2,25%) no período.

E o povo, mesmo pagando a cada dia deixando mais dinheiro nos caixas dos mercados, ainda acredita quando a Dilma diz que a inflação já era. Só se esse pessoal não compra tomate, batata, faz gato e não paga tarifa de eletricidade residencial.

Quer saber... Acorda meu povo! Acorda e vê se aprende a votar!

Nenhum comentário: