sexta-feira, 11 de setembro de 2009




11 de setembro de 2009, sexta-feira.

Dia Internacional da Infâmia

Dia da Infâmia. Esta data ficará marcada na memória dos povos, pois neste dia ocorreram dois fatos marcantes, com reflexos importantes na história mundial. Em ambos percebemos o significado da política imperialista e nos levam a refletir sobre os vários interesses em jogo que, apesar de distantes no tempo, guardam estreita relação entre si.

*Foi num dia como hoje que no ano de 1823 morreu Hipólito José da Costa, jornalista e diplomata, fundador do Correio Brasiliense, em Londres.

*No ano de 1914, de Lisboa, partiram forças expedicionárias, com destino a Angola, com o objetivo de proteger aquela colônia de eventuais ataques alemães.

*Nascia no ano de 1945, o jogador de futebol alemão, Beckenbauer. Em 103 jogos pela seleção alemã, ele marcou 14 gols.


*Em 1962 os Beatles gravaram o seu primeiro disco, em 1963 “Please Please Me” , que alcança o primeiro lugar na Inglaterra. “From Me To You” e “She Loves You” também alcançam o primeiro lugar. John Lennon e Paul McCartney são eleitos os melhores compositores do ano de 1963. O sucesso faz serem esgotados todos os discos da banda. Aumenta o número de shows e as músicas são tocadas a cada minuto em todas as rádios e programas de tv. Em 1964 os EUA se rendem aos Beatles. O grupo se apresentou no programa de TV de Ed Sullivan.

*Foi no ano de 1973 que aconteceu o golpe militar chefiado pelo general Augusto Pinochet e que depõe o presidente socialista Salvador Allende, eleito democraticamente em 1970, e implanta o regime autoritário no Chile.


*Nasce no ano de 1969 o jogador de futebol brasileiro, Bismarck. Ele começou a carreirra no Futebol de Salão do clube carioca, Vasco da Gama.


*No ano de 1994 o Teatro Oficina é reinaugurado em São Paulo. Reconhecido como uma das mais importantes companhias de teatro do país desde que foi criado, em 1961, o “Oficina” ganhou notoriedade com encenações polêmicas como “O Rei da Vela”, de Oswald de Andrade, em 67, e “Roda Viva”, de Chico Buarque. Em 74, o teatro foi invadido e fechado pela polícia do Estado.

*E no ano 2000 o Movimento dos Sem Terra (MST) invade as sedes do instituto nacional de colonização e reforma agrária, em seis estados brasileiros. Eles reivindicavam o assentamento de 100 mil famílias.

Nenhum comentário: