quinta-feira, 10 de setembro de 2009


Ele já tem pose de ditador, mas agora quer demonstrar em atos

Gerson Tavares


No fundo, é até bem feito para o Nelson Jobim. Deu uma de “milico” e agora está vendo que não tem pulso para segurar o Lula. Já falei aqui que o presidente Lula, formou um único ministério para comandar as três Forças Armadas, quando colocou o Nelson Jobim sabia o que estava fazendo. Se ainda existissem os três ministérios, Exército, Aeronáutica e Marinha e nos três “militares de verdade”, talvez a coisa não mais estivesse como esta. Mas com o Nelson Jobim tendo que garantir o salário ao final de mês e um lugar de destaque no governo, Lula sabe que pode fazer o que bem entender e o “ministro” irá sempre dizendo “amém”.

Foi o que aconteceu agora, quando Lula resolveu com o marido da Carla Bruni, o baixinho Sarkozy, sobre a compra dos aviões e mais e mais coisas. Assinou a documentação, fez um alarido dos “diabos” e o Nelson Jobim desmentiu tudo. um diz que comprou e o outro desmente.

Sem o parecer da FAB, Jobim “jogou no ventilador”, falando que nada ainda estava resolvido. Mas aí vem o lado ditador do Lula, lado que aflora sempre que ele faz alguma coisa errada e que aliás, aflora quase sempre. Chamou o Jobim no canto e mandou que ele se virasse e resolvesse o impasse.

Nelson Jobim então falou que a questão ainda não esta fechada, mas que os entendimentos estão adiantados. Ele só não contava que a imprensa francesa fizesse um grande estardalhaço com a notícia que Lula soltou, e espalhasse aos quatro cantos que o Brasil salvou a empresa Dassault.

A imprensa da França é unânime em dizer que o Brasil tirou a Dassault de mergulhar de vez na falência, com a compra desses 36 aviões Rafale. O jornal “Lê Monde” colocou em sua primeira pagina: “Muito bom para ser verdade. Até o final, mesmo na Dassault, ninguém acreditava num anúncio da intenção de compra de seu avião de combate para o Brasil”.

Todos na França dizem que esta visita relâmpago de Sarcozy tinha só uma intenção e o intento recebeu prêmio de ouro.

E agora? O ditador Lula o que tem para dizer? E o Jobim, vai desacreditar os oficiais da Aeronáutica?

É a treva!


Gerson Tavares agora também no

Nenhum comentário: