segunda-feira, 15 de setembro de 2008

BRASIL
Presidente Lula apóia Temer e Viana para dirigir Câmara e Senado em 2009






Temer e Viana estão confiantes no apoio




BRASÍLIA – Ele trabalha nos bastidores. Sempre articulando o que pode dar vantagem para o seu governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva demonstra o seu apoio às eleições de Michel Temer (PMDB-SP) e Tião Viana (PT-AC) para comandar, respectivamente, a Câmara e o Senado no biênio 2009-2010.
Os motivos são óbvios: o presidente avalia que a dupla lhe daria tranqüilidade nos dois últimos anos de mandato e nas negociações políticas e eleitorais para a sua sucessão. O presidente não quer ver a sua base de apoio se meter em outra disputa como nas duas últimas eleições congressuais, quando o governo pagou a conta de um racha.

Lula tem dito que a aliança formal com o PMDB, feita no segundo mandato, lhe deu a paz que ele precisa no congresso. Nos episódios que passaram, em todos os problemas sempre existiu um movimento com coleta de assinaturas para CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito). O governo era obrigado a agir rápido para tentar abafar e sempre contando com o PMDB a seu favor, conseguiu fazer com que as CPIs deixassem de ser problemas.

Agora é hora de pagar os favores.

Nenhum comentário: