sexta-feira, 26 de setembro de 2008

BRASIL

Britânicos bloqueiam U$$ 46 milhões de Dantas






Desta vez Gilmar Mendes não pode
fazer nada pelo Daniel





BRASÍLIA – Lá não tem Gilmar Mendes. Por isso, a Justiça britânica comunicou ontem, ao governo brasileiro que bloqueou US$ 46 milhões do banqueiro Daniel Dantas. Este dinheiro havia sido depositado em duas contas de bancos ingleses e foi descoberto pela Polícia Federal durante as investigações da Operação Satiagraha. Sem estardalhaço, o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), unidade brasileira de combate à lavagem de dinheiro, e as autoridades britânicas vinham monitorando as duas contas há pelo menos um mês.

O pedido de bloqueio foi feito há uma semana, quando o Coaf detectou movimentação nas contas, inclusive saques, e alertou o Ministério Público. Em surdina, a pedido do MP, o Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI) fez a solicitação. Comprovada a movimentação, a solicitação foi atendida.

Todos os cidadãos brasileiros esperavam pela “hora da verdade” e parece que ela chegou. Com esse bloqueio na Inglaterra e o rastreio de mais fundos espalhados por outros países e paraísos fiscais, a Polícia Federal espera retomar o foco original da Operação Satiagraha. A PF, que sempre tentou investigar os negócios financeiros de Dantas por meio do Opportunity Fund Cayman e dos clientes brasileiros do fundo de Dantas. Eles seriam empresários e políticos e que supostamente, usariam o esquema bancário dele para lavar dinheiro e fazer investimentos ilegais dentro e fora do País.

Nenhum comentário: