quinta-feira, 7 de maio de 2009

07 de maio de 2009, quinta-feira,
*Num dia como hoje, no ano de 1915, o navio britânico Lusitânia foi bombardeado pela Alemanha por ter sido carregado de munição. Cerca de 1200 pessoas morreram.
*No ano de 1919, nascia Eva Perón. María Eva Duarte de Perón, conhecida como Evita, nasceu na província de Buenos Aires. Foi atriz e líder política argentina. Tornou-se primeira-dama da Argentina quando o general Juan Domingo Perón foi eleito presidente.
Em janeiro de 1935, com apenas quinze anos de idade e acompanhada de Agustín Magaldi, cantor de tangos e amigo da família, considerado o Gardel do interior argentino, Eva partiu para a capital com uma malinha contendo suas poucas roupas, talvez apenas com um vestido “de sair” e mais uns trapinhos cuidadosamente lavados e engomados por Dona Juana, sua mãe. Com dezesseis anos, decidiu seguir a carreira artística em Buenos Aires. Em 1937 estreou no cinema, no filme Segundos Afuera e, em seguida, foi contratada para fazer radionovelas.
Em 1944 conheceu Juan Domingo Perón, então vice-presidente da Argentina e ministro do Trabalho e da Guerra. No ano seguinte, Perón foi preso por militares descontentes com sua política, voltada para a obtenção de benefícios para os trabalhadores. Evita, então apenas a atriz Eva Duarte, organizou comícios populares que forçaram as autoridades a libertá-lo. Pouco depois se casou com Perón, que se elegeu presidente em 1946.
Famosa por sua elegância e seu carisma, Evita conquista para o peronismo o apoio da população pobre, na maioria migrantes de origem rural a quem ela chamava de “descamisados”.
Para muitos, Eva Perón foi, na verdade, a única voz retumbante no coração do povo pobre e trabalhador da Argentina. Foi, para os miseráveis, a única referência confiável e capaz de unir, se quisesse, com um gesto apenas, todas as vontades em uma só, todas as vozes em uma só, a voz do povo explorado e expoliado pela classe rica e insensível às suas necessidades mais elementares. Para esses adoradores, este milagre, só Evita conseguiu operar.
*Em 1928, na Inglaterra, as mulheres entre 21 e 30 anos ganharam o direito ao voto.
*No ano de 1975, o pugilista brasileiro Miguel de Oliveira conquistou o título mundial na categoria médio-ligeiro pelo Conselho Mundial de Boxe.
*E no ano de 1993, a África do Sul estabeleceu eleições com sufrágio multirracial depois de 40 anos de apartheid.

Nenhum comentário: