quarta-feira, 13 de maio de 2009

A lei de Murici


Gerson Tavares



Que ele é inteligente, isso não há duvidas. Ele sabe como ninguém lidar com o povão. Na hora da confusão, enquanto os outros fugiam, ele vai e leva aquele papo de engana bobo.

E foi assim que aconteceu na segunda-feira, quando um grupo de mais ou menos quinhentas pessoas, fechou à entrada do Centro Cultural do Banco do Brasil, onde está funcionando a sede provisória do governo federal em Brasília. Lula, quebrando o protocolo e as normas de segurança da Presidência, foi ate ao grupo e conversou com eles para saber quais eram as reivindicações, mas desta vez, já encontrou uma certa resistência por parte de alguns.
Ai veio aquele papo de “cerca Lourenço” e Lula cobrou dos manifestantes um documento oficial com os pedidos e prometeu encaminhar a demanda para o seu chefe de gabinete, Gilberto Carvalho. E fez a “promessa” que eles serão recebidos depois.

O grupo, que mora na cidade satélite Estrutural, só quer garantias de acesso daqueles denominados “baixa renda”, no programa habitacional “Minha Casa, Minha Vida”. O coordenador dos manifestantes afirmou que o governo do Distrito Federal vem dando privilégio às pessoas da classe média no programa e eles, que precisam estão “chupando dedo”.
Falou ainda que essas coisas não podem acontecer e que o presidente e o governo sempre disseram que o foco principal desse programa era o pobre. Por tanto, é hora de cobrança. E estas declarações ficaram sem comentário pela assessoria do governo do Distrito federal.
Mas como nem só de casa vive o homem, eles pedem ainda a revogação de um decreto assinado na semana passada pelo presidente Lula que repassou para o Instituto Brasília Ambiental o poder de decidir sobre as licenças ambientais de áreas envolvidas no programa. Os manifestantes pedem que essa atribuição volte a ser do Ibama. E a justificativa para o pedido, é que o Ibram tem ligações políticas com grandes construtoras e deve dificultar o acesso de pessoas de baixa renda.

E eu pergunto: Quem no governo não tem “seus acertos” com construtoras? Quem não leva o seu para fazer alguém ganhar alguma coisa nesse governo?

Vai roubar pra ser preso!

Nenhum comentário: